Topo

Atualidades

World Trade Center - Ataque terrorista foi um marco na história mundial

Da Redação, Em São Paulo

(Atualizado em 19/09/2013, às 15h51

Aconteceu no dia 11 de setembro de 2001. Tudo parecia tranquilo em "Lower Manhattan", mais especificamente, no "Financial District" - região de Nova York onde estavam localizadas as torres gêmeas do World Trade Center, destruídas pelo choque de dois aviões comerciais.

Sequestrados, os aviões se chocaram com os prédios do World Trade Center entre 8h30 e 9h30 (horário de Nova York). Minutos após os choques, as torres desabaram. Perto de Washington, capital política dos EUA, outro avião comercial sequestrado pelos terroristas foi jogado sobre o Pentágono*, causando mais mortes de destruição.

Como não bastasse, naquela mesma manhã de terça-feira, um Boeing da United Airlines caiu em Johnston, ao lado de Pittsburgh, Estado da Pensilvânia, a 400 km da capital. O avião, que também teria sido sequestrado com fins terroristas, foi derrubado antes de atingir seu alvo. Cerca de 5.400 pessoas morreram em consequência dos ataques.

Os dias que se seguiram aos atos terroristas de 11 de setembro foram de comoção e revolta. Em meio a um cenário de destruição, cidadãos choraram e rezaram pelas vítimas. Wall Street* e todo o mercado financeiro ficaram conturbados, e os olhos do mundo se voltaram para os suspeitos pelos atentados.

Há indícios de que os atentados tenham sido planejados por um grupo de extremistas de religião muçulmana (chamados de fundamentalistas islâmicos*), sob a liderança do milionário saudita Osama bin Laden. Suspeita-se também que bin Laden esteja no Afeganistão, sob a proteção do movimento Taleban*.

A seguir, você tem uma série de informações de jornais, revistas e agências de notícias nacionais e internacionais que podem ajudar a entender melhor o ataque - o que motivou os terroristas, quando, onde e como aconteceu e quais foram as repercussões políticas e econômicas do fato. Veja também álbuns de fotografias e fique afiado para discorrer sobre o tema em possíveis redações de vestibular.

O ataque

Série de ataques terroristas instaura caos nos EUA

Os efeitos econômicos

Congresso libera US$ 40 bi para reconstrução nos EUA

Efeitos do ataque atingem setor turístico

União Europeia congela quase US$ 100 mi dos afegãos
 

Os efeitos sociais

Bush pede para tratar muçulmanos com respeito

Estado de Nova York adota pena de morte para terroristas


Os efeitos políticos

Taleban insiste em não entregar Bin Laden

Radicais usam religião como arma


Os efeitos psicológicos

Juventude americana não será mais a mesma

EUA advertem sobre armas de destruição em massa


Para entender melhor

Por que os terroristas escolheram os EUA?

Conheça outros atentados históricos contra alvos dos EUA


Glossário:

* Fundamentalismo islâmico - Crença nos costumes tradicionais islâmicos e na prática religiosa do antigo Islã, estabelecida por Maomé e ditada pelo Alcorão.

*Pentágono - Prédio localizado em Arlington (Virgínia), que abriga órgãos oficiais de inteligência e de segurança dos EUA
*Alcorão - Livro sagrado do povo muçulmano. O equivalente à Bíblia, para os católicos

*Taleban - Grupo político-religioso que governa o Afeganistão
*Muçulmano - Povo que segue o Islamismo e os ensinamentos de Muhammad, mais conhecido como o profeta Maomé, mensageiro de Deus.

*Wall Street - Centro financeiro mais nervoso do mundo, onde se localiza a Bolsa de Valores e os escritórios de algumas das companhias e financistas mais importantes do mundo.

Atualidades