Rio +10 - Mundo discute resultados da Eco 92 e traça novas metas
De 26 de agosto a 4 de setembro de 2002, ocorreu em Johannesburgo, na África do Sul, a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida como Rio +10. Esse nome refere-se aos dez anos passados da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 _a Eco 92.
Naquela ocasião, definiu-se um plano de ação para a implantação do desenvolvimento sustentável, denominado Agenda 21. Mas o que é exatamente o desenvolvimento sustentável?
Segundo o relatório final da Eco 92, desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades.
Ao ler uma definição como essa, passamos imediatamente a ter outras dúvidas. Mas quais são exatamente as necessidades do presente: as do monge tibetano ou as da vasta classe média dos Estados Unidos? E pior ainda: quais serão as necessidades das gerações futuras? Acho que nosso avô nunca imaginou que teríamos a "necessidade" de ter um computador mais "turbinado".
Essas questões são uma pequena mostra da complexidade das discussões na cúpula em Johannesburgo.
Muitos temas debatidos e acordados na Eco 92, como o princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas (em que países mais desenvolvidos e mais industrializados, que já poluíram muito e lucraram mais, devem arcar com as maiores despesas para recuperar o ambiente), continuam a ser questionados e não são integralmente cumpridos.
A escassez de água potável, o desmatamento, o saneamento, a produtividade agrícola, a biodiversidade e a saúde serão alguns dos temas tratados na Rio +10. O vestibulando deve acompanhar o encontro, e todos nós devemos torcer para que o planeta resista até chegarmos a um acordo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.