Topo

Atualidades

O PT na berlinda - Entenda o caso Waldomiro Diniz

Da Redação, Em São Paulo

O governo de Lula sofreu seu primeiro escândalo ligado à corrupção após a divulgação de uma gravação feita entre Waldomiro Diniz, subchefe de Assuntos Parlamentares da Presidência da República, e Carlos Cachoeira Ramos, empresário dos bingos. Na conversa, realizada em 2002, Waldomiro, que então exercia o cargo de presidente da Loterj (Loteria do Estado do Rio de Janeiro) exigia propina de Cachoeira para financiar as campanhas políticas de dois candidatos do PT, Benedita da Silva e Geraldo Magela, e de Rosinha Matheus, então do PSB. A fita foi entregue à revista "Época" por Cachoeira .

Como consequência imediata da divulgação, Waldomiro Diniz foi exonerado do cargo do Governo e novas investigações passaram a ser feitas sobre o caso. A oposição exigiu a realização da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos bingos no país, que tiveram seu funcionamento interditado através de MP (Medida Provisória) editada pelo presidente. O fechamento das casas de jogos causou uma série de protestos devido às consequentes demissões no setor.

O escândalo abalou não só os envolvidos diretos, mas todo o governo Lula. O ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi o mais afetado com a denúncia, já que Waldomiro Diniz era um de seus homens de confiança. Dirceu chegou a pedir demissão ao presidente Lula, que negou o pedido.

Atualidades