Topo

Atualidades

Irregularidades da Loterj - CPI pede indiciamento de Waldomiro e Cachoeira

Da Reuters, No Rio de Janeiro

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta terça-feira o relatório da CPI da Loterj-Rio Previdência, que pede o indiciamento do ex-assessor do Planalto Waldomiro Diniz por oito crimes e do empresário do jogo Carlos Augusto Ramos (o Carlinhos Cachoeira) por quatro crimes, além de formação de quadrilha.

 

O relatório foi aprovado por 58 votos a favor e 12 abstenções e, ao todo, pede o indiciamento de 23 pessoas. O documento será encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado, aos Ministérios Públicos (federal e estadual) e à Polícia Federal.

"Se alguém tentou negociar ou chantagear essa CPI não conseguiu. A prova de que não houve ingerência nos trabalhos é a aprovação deste relatório", disse o presidente da comissão, Alessandro Calazans (PV-SP).

Entre as acusações apontadas no relatório constam, para Waldomiro Diniz, corrupção passiva, prevaricação, improbidade administrativa e crime contra a ordem tributária; e, para, Carlos Cachoeira, extorsão e corrupção ativa.

"Quem tem que apurar agora é a Câmara Federal. E os deputados do Rio têm que se esforçar para que o deputado André Luiz seja investigado e cassado pelas besteiras que andou dizendo", afirmou o deputado Paulo Melo (PMDB), relator da CPI, em referência às denúncias apresentadas no fim de semana pela imprensa de que o deputado teria pedido propina a Cachoeira.

Melo informou ainda que o senador Sergio Cabral (PMDB) vai solicitar ao conselho de ética do partido que seja aberta uma investigação para André Luiz ser afastado, caso as denúncias sejam comprovadas.

A deputada Eliana Ribeiro (PMDB), mulher de André Luiz, esteve presente à sessão e votou a favor da aprovação do relatório, que também inclui a sugestão de indiciamento do deputado Bispo Rodrigues (sem partido-RJ) por formação de quadrilha.

"Esse relatório é uma peça importantíssima para o caso Waldomiro-Carlos Ramos. É o único documento existente hoje no Brasil de uma investigação que teve começo, meio e fim. Esse relatório, na mão dos órgãos competentes, pode ajudar a indiciar os culpados", concluiu Luiz Paulo Correia da Rocha (PSDB), também relator da comissão.

A CPI da Loterj deu iniciou aos trabalhos de investigação em fevereiro, a partir de denúncias. A publicação do relatório final, já com as conclusões aprovadas nesta terça-feira, ocorreu em 1o. de setembro.

Atualidades