Topo

Atualidades

Faixa de Gaza (2) - Entenda por que Israel retirou 8.000 colonos da região

Shmuek Sandler, Especial para o UOL

O mundo inteiro acompanhou pela TV no mês de agosto de 2005 as imagens da retirada dos colonos judeus da faixa de Gaza, onde vivem 1,5 milhão de palestinos. Talvez poucos tenham entendido o significado da operação para o processo de paz na região. Conheça melhor os detalhes do que ocorrreu.

1 - O que é o plano de retirada:
Remoção de cerca de 8.000 colonos dos 21 assentamentos da faixa de Gaza (Elei Sinai, Kfar Darom, Newe Dekalim, Nissanit, Dugit, Netzarim, Netzer Hazani, Tal Katifa,Ganei Tal, Gadid, Kfar Yam, Gan Or, Atzmona, Morag, entre outros) e de quatro assentamentos do Norte da Cisjordânia (Ganim, Kadim, Homesh e Sa-Nur). Muitos colonos estavam em Gaza havia quase 40 anos.

2 - Decisão política:
Principal bandeira política do governo conservador do primeiro-ministro Ariel Sharon dentro da retomada do processo de paz, o plano de retirada foi aprovado pelo gabinete e em seguida pelo Parlamento israelense, em 26 de outubro de 2004.

3 - Início da retirada:
Dia 15 de agosto. Exército e polícia montaram um megaoperacão para a retirada com a participação de militares, reservistas, policiais da ativa e soldados especialmente treinados.

4 - Cenário internacional:
A retirada era uma das principais reinvidicações do governo palestino no âmbito do plano de paz internacional "Mapa do Caminho" ou Road Map, elaborado pelos Estados Unidos, Rússia, Nações Unidas e União Europeia. É a oportunidade para o governo da Autoridade Nacional Palestina assumir o controle da faixa de Gaza, abrindo caminho para a criação de um Estado palestino soberano.

5 - Para onde vão os colonos?:
Com o objetivo de incentivar a saída dos assentamentos, o governo de Israel ofereceu aos colonos opções de moradia, trabalho e indenizações financeiras. Vários kibutzim do sul de Israel receberam familias de colonos. Há também moradias temporárias em hotéis de cidades como Beer-Sheva, Ashkelon e junto ao Mar Morto, além de Jerusalém e Netânia. Outros colonos foram remanejados para vilas em Nitzanim, também no sul do país.

6 - Indenização financeira:
O valor pago aos colonos foi determinado com base no número de pessoas por família, tempo passado nos assentamentos, tamanho da casa ou instalações construídas e na área agrícola cultivada. As famílias terão ainda auxílio-moradia por cerca de dois anos para pagar o aluguel das novas casas.

Atualidades