Topo

Atualidades

Faixa de Gaza (1) - Após 38 anos de ocupação, área volta ao controle palestino

Roberto Candelori, Especial para a Folha

Como estava previsto, passados 38 anos desde a ocupação militar israelense, a faixa de Gaza finalmente retorna ao controle palestino. Aprovada pela maioria dos israelenses, a "retirada unilateral" proposta pelo premiê Ariel Sharon provocou revolta entre os colonos judeus.
Esses, por sua vez, o acusam de traição, visto que Sharon promovia, junto ao governo, a expansão dos assentamentos judeus em terras palestinas.

Território árabe de acordo com o Plano de Partilha aprovado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1947, a faixa de Gaza abriga uma população de aproximadamente 1,4 milhão de palestinos em cerca de 600 km2 e esteve sob o controle do Egito após a Guerra da Independência, em 1949, até tornar-se "território ocupado" por Israel depois da Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Com a assinatura do Acordo de Oslo, em 1993, o território passou a ser administrado pela ANP (Autoridade Nacional Palestina).
Na época, aproximadamente 8.000 colonos judeus estavam distribuídos em 21 assentamentos na faixa de Gaza.

Histórica, a remoção dos colonos judeus marca a retomada do diálogo entre os dois povos após anos de combate.

Sob o comando do presidente Mahmoud Abbas, a nação palestina espera que a desocupação de Gaza não se revele apenas mais uma jogada estratégica do premiê Ariel Sharon com o objetivo de fortalecer a presença israelense na Cisjordânia.

Atualidades