Topo

Atualidades

Consciência - O estudo da história brasileira ajuda a destruir mitos

Eliane Yambanis Obersteiner, Especial para o Fovest

Nossa cultura é constituída por uma diversidade de símbolos, ritos e mitos que caracterizam e delimitam nossa identidade. Os valores que hoje nos organizam enquanto sociedade espelham nossa formação, fruto de um intenso processo de miscigenação e sincretismo cultural e religioso. Somos, portanto, únicos e inconfundíveis. Enquanto grupo social, nos espelhamos em certos valores propagados repetidamente pela massa que os cultiva sem, na maioria das vezes, discernirmos sua origem e os interesses que refletem.

Somos o país do futebol, do Carnaval, do jeitinho brasileiro. Temos lindas mulheres, sol, praia. Somos um povo alegre. Sentimos orgulho de sermos pacíficos, de resolvermos nossos problemas sem conflitos ou grandes alardes.

Para coroar essa auto-imagem generosa, cultivamos heróis de gabarito: os bandeirantes, Tiradentes, D. Pedro 1º, Duque de Caxias e outros. Quem estudou história nas décadas de 60 e 70 neste país sabe que o culto aos heróis nacionais era privilegiado. Nessa visão, a história do Brasil é constituída a partir de atos individuais, desvinculados de interesses de grupos sociais específicos.

Não nos cabe, aqui, negar a liderança que certas pessoas tiveram em determinadas conjunturas. Ao contrário, buscamos resignificar certas atuações como fruto de interesses específicos, redimensionando-as de forma a constituir uma narrativa histórica que seja analítica, que privilegie o entendimento da dinâmica social nos diferentes interesses que a compõem e, acima de tudo, que seja processual.

O estudo da história que hoje enfatiza a questão da metodologia possibilita ao aluno compreender como essa ciência se constitui do ponto de vista acadêmico e historiográfico, permitindo ao mesmo chegar a conclusões por conta própria. É de fundamental importância o entendimento de que o olhar que imprimimos à história é ideológico, tanto quanto o é a transformação das pessoas em mitos sociais.

Conhecemos bem o heroísmo bandeirante que desbravou o interior do Brasil, enfrentando a selvageria indígena. No entanto, não sabemos quase nada sobre como os indígenas se sentiram diante de tais invasores, que matavam e escravizavam os nativos.

A história oficial, durante décadas, buscou minimizar a importância de líderes populares. Quem hoje, com menos de 20 anos, ouviu falar de João Cândido, líder da Revolta dos Marinheiros? Negro, analfabeto e desdentado, liderou um movimento de contestação contra interesses do poder instituído no princípio do século 20. Certamente, esse assunto não faz parte do currículo de formação da maior parte dos estudantes.

Que ameaça pode trazer a conscientização histórica? Será que o olhar crítico do processo histórico brasileiro leva à releitura dos mitos sociais, dos heroísmos e, portanto, ameaça alguns interesses? Quais? Certa vez um poeta espanhol disse que todo dia pela manhã olhava o jardim da casa em que morava através de um vitral colorido. E que, a cada dia, as flores assumiam tonalidades distintas, de acordo com o ângulo do vitral que ele focava. Assim, pois, é a ciência histórica.

Veja se aprendeu

1. Em relação ao texto acima, assinale a alternativa correta:
a) A história estuda o passado da forma exata como este ocorreu;
b) A interpretação histórica está vinculada à visão de mundo específica de quem a executa;
c) A história é constituída predominantemente por atos heroicos e individuais;
d) O ensino de história no Brasil sempre seguiu a mesma linha teórica;
e) Os valores culturais brasileiros são aqueles herdados pelos indígenas.

2. A história, enquanto ciência, se constitui a partir dos elementos citados abaixo, exceto:
a. interpretação;
b. metodologia;
c. historiografia;
d. passado;
e. futuro.

Gabarito: 1-b, 2-e
Fonte: Eliane Yambanis Obersteiner

Atualidades