Topo

Atualidades

Cafta - Norte-americanos aprovam novo acordo de livre comércio

Da Folha de S.Paulo

O Congresso norte-americano aprovou o Cafta-DR (Acordo de Livre Comércio da América Central e República Dominicana) por 217 a 215 votos, na madrugada desta quinta-feira (28/07). O projeto vem sendo tratado como alternativa dos países desenvolvidos à Alca (Área de Livre Comércio das Américas), cujas negociações estão emperradas.

A não-aprovação do acordo representaria um forte golpe para o presidente George Bush e sua agenda de livre comércio. Apesar de sua retórica protecionista, o Congresso norte-americano não rechaçou nenhum acordo comercial em quase 40 anos.

O Cafta já havia sido aprovado pelo Senado dos EUA em 30 de junho, por 54 votos a 45. Na Câmara, contudo, a batalha tendia a ser complicada. Existia uma oposição quase em bloco, constituída pelos democratas (apenas seis deles anunciaram publicamente que votariam a favor do tratado), e estimava-se haver mais de 20 republicanos contra a provação. Entre eles, representantes de Estados com indústria têxtil e produtores de açúcar, que temiam a perda de empregos nesses setores.

A batalha política entre representantes do Partido Democrata e do Partido Republicano fez do Cafta o acordo mais polêmico que chega ao Congresso em mais de uma década.

O Cafta envolve, além dos EUA, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua, Honduras, Guatemala e República Dominicana.

Apesar de o Brasil não participar diretamente do acordo, a aprovação do tratado pode beneficiar o país, pois o açúcar brasileiro ganharia competitividade com a eventual eliminação de cotas de importação ao produto nos EUA.

Atualidades