Topo

Geopolítica

Geopolítica -

Seguem as datas mais importantes da operação "Tempestade do deserto" lançada pela coalizão internacional antiiraquiana na noite de 17 de janeiro de 1991 contra as tropas de Saddam Hussein no Kuwait e Iraque:

JANEIRO 1991:

- 15: Ao expirar o ultimato da ONU ao Iraque, 580.000 soldados aliados são mobilizados na região do Golfo ante 540.000 iraquianos.

- 17: Começo da operação "Tempestade do deserto" para a "libertação do Kuwait" (ocupado desde agosto de 1990), comandada pelo general americano Norman Schwarzkopf. Intensos bombardeios sobre o Irak e o Kuwait dos quais participam Estados Unidos, Grã-Bretanha, Arábia Saudita e Kuwait.

- 18: Primeiro míssil SCUD iraquiano sobre Israel: 12 feridos.

- 20: Estados Unidos mobilizam em Israel duas baterias de mísseis Patriot. A televisão iraquiana mostra sete pilotos aliados capturados.

- 21: A Rádio Bagdá anuncia que 20 prisioneiros foram levados a objetivos estratégicos. Apesar da intensidade dos ataques, os aliados reconhecem que os principais objetivos militares iraquianos continuam operando.

- 22: Primeiro confronto entre forças terrestres americanas e iraquianas em território saudita, perto da fronteira com o Kuwait.

- 24: Tomada da ilha kuwaitiana de Qarawa, primeira libertação "simbólica" do território do Kuwait.

- 29: Declaração americano-soviética, defendendo um cessar-fogo se o Iraque se comprometer a se retirar do Kuwait.

FEVEREIRO 1991

- 6: O Iraque rompe relações diplomáticas com Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Itália, Egito e Arábia Saudita.

- 12: Saddam Hussein se declara disposto a cooperar com a União Soviética e outros países para encontrar uma solução pacífica.

- 14: 516.000 soldados americanos, 36.000 britânicos e 12.000 franceses são mobilizados no Golfo. Desde 17 de janeiro, as forças aliadas fizeram 70.000 incursões em territórios iraquiano e kuwaitiano.

- 18: Plano de paz soviético rejeitado por Washington e aceito pelo Iraque dia 21 de fevereiro.

- 22: Ultimato da coalizão contra o Iraque para no dia 23 se retire do Kuwait.

- 24: O presidente George Bush anuncia o início da ofensiva terrestre. "êxito espetacular" da ofensiva, segundo o general Schwarzkopf.

- 25: Um míssil SCUD cai sobre um edifício que abriga tropas americanas em Dahran (Arábia Saudita): 28 mortos e 98 feridos.

A Rádio Bagdá anuncia que as tropas iraquianas receberam ordens de retirarar-se do Kuwait.

- 26: Saddam Hussein confirma a ordem de retirada do Kuwait. As forças aliadas alcançam o rio Eufrates.

O Conselho de Segurança da ONU exige que o Iraque aceite 12 resoluções.

- 27: Os primeiros soldados kuwaitianos entram na cidade do Kuwait. Os aliados anunciam a tomada de 50.000 prisioneiros e a destruição de mais da metade das divisões iraquianas.

O presidente Bush anuncia a suspensão dos combates no dia 28 às 05H00 GTM, depois de afirmar que o "Kuwait foi libertado (y) e o exército iraquiano, derrotado".

- 28: Iraque aceita todas as resoluções da ONU e conclama seus soldados a deter os combates.

Geopolítica