Topo

Geopolítica

Geopolítica -

A região de Caxemira -localizada em meio às altas montanhas do Himalaia- tem sido objeto de disputa entre a Índia e o Paquistão (além da China, que se apoderou de parte do território em 62). A maioria da população é de origem paquistanesa e religião muçulmana. O governo é da Índia, onde a religião predominante (85%) é hinduísta.

Desde a independência, em 47, os dois países já se envolveram em três guerras, duas em disputa pela região, em 47 e 65. A situação agravou-se após 74, quando o governo de Indira Gandhi detonou a primeira bomba atômica hindu. Em 96, o partido Barathya Janata, dos fundamentalistas hindus, venceu as eleições e implantou uma política nacionalista. Os choques na fronteira ficaram mais intensos e constantes.

Em maio de 98, a Índia surpreendeu o mundo realizando vários testes nucleares no deserto de Rajastão. O primeiro-ministro, Atal Bihari Vajpayee, declarou que, se fosse necessário, utilizaria a bomba atômica. Em resposta, o Paquistão, apesar de pressionado pelo mundo, detonou suas primeiras bombas nucleares. O primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, afirmou que estava pronto para a luta. O Ocidente, liderado pelos EUA, decretou sanções econômicas, cortando créditos e financiamentos, para forçar os países a negociar um acordo de paz.

Veja se aprendeu

1 - Essa região faz parte da Ásia de Monções, onde o verão é extremamente chuvoso e o inverno seco. As populações praticam a agricultura na forma de jardinagem oriental, com a utilização de numerosa mão-de-obra, levando a enormes concentrações populacionais nos vales úmidos. Entre a Índia e o Paquistão, duas nações industrializadas e de população rural, uma disputa territorial pode levar a uma guerra atômica. A região em disputa é:

a - Rajastã
b - Cachemira
c - Maharashtra
d - Punjab
e - Islamabad

2 - A Índia e o Paquistão são nações criadas a partir da desagregação do Império Britânico das Índias, em 1947. As diferenças entre os dois povos são profundas, principalmente no aspecto religioso, quais são as religiões predominantes, respectivamente, nos dois países:

a - Muçulmana e Budista
b - Jainista e Cristã
c - Hinduista e Islamita
d - Ortodoxa e Maronita
e - Xintoista e Confucionista

Gabaritos: 1-b;2-C

Geopolítica