UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


03/11/2008 - 06h31
Guia de estudos para o vestibular 2009: 8 temas essenciais de física
Mariana Tramontina
Em São Paulo
As semanas que antecedem a maratona de vestibular são quase um exercício de física: é preciso ficar de olho no tempo para saber a hora certa de acelerar ou diminuir a velocidade nos estudos. Não é à toa que o princípio da ação e reação também está nas aulas dessa disciplina.

E para quem está debruçado nos livros decorando as leis de Newton, professores de ensino médio e de cursinhos preparatórios dão uma dica: não há fórmula que funcione sem raciocínio. "Física não é saber fórmula, é saber o fenômeno", diz Ronaldo Moura de Sá, do curso Anglo.

Segundo Gil Marcos Ferreira, professor do Colégio Vértice, as provas dessa matéria seguem uma tendência de contextualizar as questões em situações cotidianas. "Física não é decoreba", reitera Gil. "Dentro de fatos do dia-a-dia os vestibulares exploram conceitos básicos que um aluno de ensino médio teria obrigação de saber para cursar uma boa universidade".

Por isso eles concordam que mais importante do que decorar uma fórmula é saber seu conceito e como aplicá-la. "Geralmente, quando a questão precisa de fórmula, está na prova. É uma ferramenta extremamente importante, mas é preciso saber dominá-la", assegura Gil.

A física já ensinou que tudo é relativo e não dá para prever o que vai cair no vestibular, mas a pedido do UOL Vestibular os professores listaram os temas essenciais para quem quer fazer uma boa prova.

  • 1)Dinâmica: A aplicação simples das três leis de Newton é território explorado pelos vestibulares, segundo os professores. É bom ter em mente a lei da inércia, o princípio fundamental da dinâmica e a lei da ação e reação.

  • 2)Trabalho e energia: Aqui, a atenção é especial nas diferentes transformações de energia e na colisão. "Os vestibulares não deixarão passar questões sobre o LHC [Grande Colisor de Hádrons], porque é um fenômeno que envolve transferência de energia. Pode ser abordado o comportamento das forças eletro-magnéticas nessa colisão", alerta Gil.

  • 3)Hidrostática: A água que sai da torneira, as represas das hidrelétricas que geram a energia elétrica e a pressão do ar regem este item. "A flutuação dos corpos e o princípio de Arquimedes são temas recorrentes nas provas", diz Gil.

  • 4)Termodinâmica: "Transformação gasosa e a troca de calor entre sólido e líquido estão em quase todas as provas. São fenômenos que ocorrem constantemente na natureza", afirma Ronaldo.

  • 5)Óptica: O principal é o básico - lentes. As leis e os tipos de reflexão luminosa e a refração da luz devem estar nos estudos de revisão. "Sempre tem um teste de óptica na Fuvest, por exemplo. Eles cobram conhecimentos básicos do uso dos diferentes tipos de espelhos, como planos e esféricos", conta Ronaldo.

  • 6)Eletrodinâmica: Circuitos simples, corrente e potência dissipada em resistores entram neste item.

  • 7)Formação de onda: Através delas, a energia pode ser transmitida por longas distâncias e a grande velocidade. É importante lembrar da equação fundamental da ondulatória. "Uma dica para aplicar essa teoria [da formação de ondas] são as questões sobre forno microondas ou exames de ressonância magnética", indica Gil.

  • 8)Força e campo elétrico e magnético: "É uma força importante na natureza, mas não é algo que se perceba. Se você pensar num átomo, essa força está entre um próton e um elétron. Este [Força e campo elétrico e magnético] é um dos assuntos que os alunos menos gostam, mas que é bastante abordado", explica Gil.

    Leia mais

    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de biologia
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de português
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais em geografia
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de química
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de inglês
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais em matemática
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 8 temas essenciais de história
    Confira a concorrência dos principais vestibulares
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
    Atualidades: Curiosidades eleitorais - Casos pitorescos e velhos problemas
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
  • 16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS