As semanas que antecedem a maratona de vestibular são quase um exercício de física: é preciso ficar de olho no tempo para saber a hora certa de acelerar ou diminuir a velocidade nos estudos. Não é à toa que o princípio da ação e reação também está nas aulas dessa disciplina.
E para quem está debruçado nos livros decorando as
leis de Newton, professores de ensino médio e de cursinhos preparatórios dão uma dica: não há fórmula que funcione sem raciocínio.
"Física não é saber fórmula, é saber o fenômeno", diz Ronaldo Moura de Sá, do curso Anglo.
Segundo Gil Marcos Ferreira, professor do Colégio Vértice, as provas dessa matéria seguem uma tendência de contextualizar as questões em situações cotidianas. "Física não é decoreba", reitera Gil. "Dentro de fatos do dia-a-dia os vestibulares exploram conceitos básicos que um aluno de ensino médio teria obrigação de saber para cursar uma boa universidade".
Por isso eles concordam que mais importante do que decorar uma fórmula é saber seu conceito e como aplicá-la. "Geralmente, quando a questão precisa de fórmula, está na prova. É uma ferramenta extremamente importante, mas é preciso saber dominá-la", assegura Gil.
A física já ensinou que
tudo é relativo e não dá para prever o que vai cair no vestibular, mas a pedido do
UOL Vestibular os professores listaram os temas essenciais para quem quer fazer uma boa prova.
1)Dinâmica: A aplicação simples das três leis de Newton é território explorado pelos vestibulares, segundo os professores. É bom ter em mente a lei da inércia, o princípio fundamental da dinâmica e a lei da ação e reação.
2)Trabalho e energia: Aqui, a atenção é especial nas diferentes transformações de energia e na colisão. "Os vestibulares não deixarão passar questões sobre o LHC [Grande Colisor de Hádrons], porque é um fenômeno que envolve transferência de energia. Pode ser abordado o comportamento das forças eletro-magnéticas nessa colisão", alerta Gil.
3)Hidrostática: A água que sai da torneira, as represas das hidrelétricas que geram a energia elétrica e a pressão do ar regem este item. "A flutuação dos corpos e o princípio de Arquimedes são temas recorrentes nas provas", diz Gil.
4)Termodinâmica: "Transformação gasosa e a troca de calor entre sólido e líquido estão em quase todas as provas. São fenômenos que ocorrem constantemente na natureza", afirma Ronaldo.
5)Óptica: O principal é o básico - lentes. As leis e os tipos de reflexão luminosa e a refração da luz devem estar nos estudos de revisão. "Sempre tem um teste de óptica na Fuvest, por exemplo. Eles cobram conhecimentos básicos do uso dos diferentes tipos de espelhos, como planos e esféricos", conta Ronaldo.
6)Eletrodinâmica: Circuitos simples, corrente e potência dissipada em resistores entram neste item.
7)Formação de onda: Através delas, a energia pode ser transmitida por longas distâncias e a grande velocidade. É importante lembrar da equação fundamental da ondulatória. "Uma dica para aplicar essa teoria [da formação de ondas] são as questões sobre forno microondas ou exames de ressonância magnética", indica Gil.
8)Força e campo elétrico e magnético: "É uma força importante na natureza, mas não é algo que se perceba. Se você pensar num átomo, essa força está entre um próton e um elétron. Este [Força e campo elétrico e magnético] é um dos assuntos que os alunos menos gostam, mas que é bastante abordado", explica Gil.
- Leia mais
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de biologia
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de português
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais em geografia
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de química
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de inglês
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais em matemática
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 8 temas essenciais de história
- Confira a concorrência dos principais vestibulares
- Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
- Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
- Atualidades: Curiosidades eleitorais - Casos pitorescos e velhos problemas
- Dicas de português: veja os erros mais comuns