UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


03/11/2008 - 06h35
Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais em matemática
Gabriela Agustini
Em São Paulo
Raciocínio e interpretação de texto são habilidades fundamentais até mesmo na prova de matemática, revelam professores especialistas em vestibular. "É comum cair nos exames problemas que exigem do candidato apenas a capacidade de transformar em linguagem matemática o que está descrito no enunciado", explica Sérgio Corrêa, professor de matemática do Colégio Vértice em São Paulo.


Questões envolvendo situações do cotidiano também aparecem sempre nos grandes vestibulares, aponta Roberto Jamal, professor do Anglo em São Paulo. "Essa é a tendência da matemática: mostrar a aplicação em problemas práticos", diz.

A pedido do UOL Vestibular, professores de cursinhos preparatórios e de escola do ensino médio sintetizaram os assuntos mais recorrentes nos grandes processos seletivos nos tópicos a seguir.

  • 1)Função: "Todo ano a Fuvest traz um gráfico de função do segundo grau", diz Corrêa. "É importante que o aluno saiba obter os zeros da função e o valor máximo ou o valor mínimo dela", explica Jamal.


  • 2)Porcentagem: "É comum cair problemas envolvendo situações práticas para o aluno fazer cálculos de porcentagem. Isso pode aparecer associado a equações de primeiro grau", diz Jamal. Corrêa explica que para resolver esse tipo de problema é preciso apenas entender o conceito básico de porcentagem e prestar a atenção na interpretação de texto.


  • 3)Logaritmo: esse tópico costuma aparecer em problemas envolvendo, por exemplo, cálculo populacional. "No enunciado costuma ser dado o log do número em questão", diz. A dica ao vestibulando é entender a definição e as propriedades de logaritmo.


  • 4)Triângulos: "Situações que pedem o cálculo de um determinado comprimento, como a largura de um rio, por exemplo, aparecem para serem resolvidas através de semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras ou teorema dos cossenos", explica Jamal.


  • 5)PA e PG: Seqüências numérica foi um ponto que esteve presente nos últimos quatro anos no vestibular da Fuvest, conta o professor Corrêa. É importante saber a soma dos termos de uma progressão aritmética e dos infinitos termos de uma progressão geométrica.


  • 6)Cálculo de área: problemas de geometria plana que envolvem cálculo de área das figuras são comuns. Mais uma vez, os especialistas apontam a preferência pelo triângulo: "quando se conhece dois lados de um triângulo e o ângulo formado entre eles, o melhor jeito de resolver é através da fórmula: ½.bc.sen A (multiplicação dos dois lados conhecidos pelo seno do ângulo, divididos por dois)", indica Jamal.


  • 7)Sólidos geométricos: "Paralelepípedo e cilindro costumam cair nas provas", diz Jamal. A dica do professor para o candidato é estudar a relação das dimensões da figura geométrica com as raízes de uma equação polinomial. Corrêa acredita que o vestibulando deva ficar de olho também nos prismas e pirâmides.


  • 8)Análise combinatória e probabilidade: "Esse é um assunto meio ingrato, mas costuma aparecer nos exames", diz Corrêa. Para Jamal, a dica é focar no princípio fundamental de contagem, problemas de combinação e no produto das probabilidades de dois eventos independentes.


  • 9)Lei dos senos e lei dos cossenos: "O importante aqui é saber as fórmulas [dos senos e dos cossenos] e suas devidas aplicações", diz Corrêa.

  • 10)Retas e circunferências: "Ênfase na tangência da reta com a circunferência, em que se usa a fórmula da distância de ponto a reta", diz Jamal.


  • Leia mais

    Guia de estudos para o vestibular 2009: 8 temas essenciais de física
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de biologia
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de português
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais em geografia
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de química
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de inglês
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 8 temas essenciais de história
    Confira a concorrência dos principais vestibulares
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
    Atualidades: Curiosidades eleitorais - Casos pitorescos e velhos problemas
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
    16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS