03/11/2008 - 06h31 Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de biologia Gabriela Agustini Em São Paulo Doenças em geral, sistemas do corpo humano e fotossíntese são alguns dos temas mais recorrentes às provas de biologia dos grandes vestibulares do país, apontam professores especialistas no assunto. Para Adilson Garcia, professor de biologia e coordenador do Colégio Vértice em São Paulo, saber diferenciar o processo de respiração celular aeróbia de fermentação e fotossíntese, por exemplo, é essencial a qualquer candidato que pretende enfrentar um grande vestibular. "Não lembro de uma prova que não abordava alguma parasitose. Sempre cai", diz Marcelo Leal, professor de biologia do Objetivo em São Paulo, cuja aposta é em doenças. Para facilitar o estudo, Leal disponibilizou na Internet uma série de músicas que facilitam o aprendizado dos temas que aparecem com mais frequência nos exames vestibulares. A profundidade de conhecimentos exigida varia de acordo com o nível da prova. "Provas de conhecimento geral, como a da primeira fase da Fuvest, cobram o essencial de cada assunto. Já provas específicas, como a de segunda fase, que somente é aplicada a candidatos da área de biológicas, pode ser um pouco mais exigente", diz Sezar Sasson, surpervisor de biologia do Anglo em São Paulo. A pedido do UOL Vestibular, os professores selecionaram os temas mais prováveis de serem exigidos nas provas do vestibular 2009. Confira: Ecologia 1)Fluxos de energia e ciclo de matéria da cadeia alimentar: "É preciso saber diferenciar o fluxo do ciclo", diz Garcia. "Explicar cada um, mostrando, por exemplo, que o primeiro vai dos produtores até os decompositores de forma unidirecional, com perda de energia em cada nível trófico; enquanto o segundo flui ciclicamente, já que a matéria é constantemente aproveitada". Nesse mesmo tema, aparecem assuntos mais relacionados ao meio ambiente. Leal recomenda que o candidato estude também poluição do ar e poluição das águas. "É preciso saber as causas do efeito estufa e que as bactérias consomem o oxigênio das águas, causando a morte dos peixes", diz. 2)Relações ecológicas: As relações harmônicas e desarmônicas entre os seres vivos merecem destaque. "É importante conhecer e saber citar exemplos de mutualismo e protocooperação, por exemplo", diz Garcia.Citologia 3)Núcleo e membrana celular: "O candidato tem que conhecer a célula, seus componentes e respectivas funções", diz Sasson. Listam-se aí a divisão celular (mitose e meiose) e os processos de controle das células. "As reações químicas que envolvem síntese de proteínas e ácidos nucleicos também são importantes", dizem os especialistas.Botânica 4)Fermentação, respiração aeróbia e fotossíntese: "É importante conseguir reconhecer e diferenciar cada um [fermentação, respiração aeróbia e fotossíntese]", diz Garcia. Outros conhecimentos essenciais, na opinião do professor Leal, é saber a equação da fotossíntese e que o oxigênio produzido no processo vem da água.
5)Ciclos reprodutivos vegetais: "O mais importante em botânica não é memorizar os diversos nomes presentes nos grupos vegetais. O candidato deve entender onde acontece a meiose, quando ocorre a formação de gametas, em que momento tem um, dois ou três conjuntos de cromossomos", diz Garcia. Para Sasson, o candidato deve saber o que cada grupo dos vegetais inaugura em termos evolutivos, além das funções dos cinco hormônios vegetais.Genética 6)Herança dos grupos sanguíneos: Genética é sempre cobrada nos vestibulares, concordam os professores. Para Garcia, o candidato tem que dominar ao sistema ABO, sistema RH e a herança sexual. "Problemas como daltonismo e hemofilia, que estão ligados ao cromossomo X, também podem aparecer", diz Sasson.Fisiologia animal 7)Sistemas dos animais: Os sistemas circulatório, digestório, respiratório, reprodutor e excretor, em especial dos seres humanos, merecem a atenção do vestibulando. Sasson recomenda ainda que os candidatos estudem os grandes grupos animais com o enfoque na evolução dos sistemas, no que cada grupo inaugura em termos evolutivos.
Já Leal, aposta nos artrópodes. "É o grupo animal mais importante. É preciso estudar as suas características e entender como funcionam os seus sistemas", diz.
Para Garcia, é importante também saber qual a função e onde são encontrados os cinco anexos embrionários (saco vitelino, alantóide, âmnio, cório e placenta).Zoologia 8)Doenças: Para Garcia, as protozooses , como amebíase, doença de chagas, malária e leishmaniose, assim como as verminoses (esquistossomose, amarelão e ascaridíase) "são as mais comuns". "Temas comuns na mídia costumam cair nos exames", diz Garcia. E, por isso, outra doença em evidência é a dengue.Atualidades 9)Biotecnologia: "O aluno precisa entender os conceitos e aplicações de células-tronco e clonagem ", diz Garcia. Para o professor, a genética molecular é a "sensação do momento e não pode ser deixada de lado".
Evolução 10)Teorias evolucionistas: as teses formuladas por Lamarck e Darwin devem ser entendidas, assim como a teoria neodarwinista. Para Garcia, "é importante estudar as evidências embriológicas, os órgãos homólogos, análogos, vestigiais".- Leia mais
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