UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


03/11/2008 - 06h31
Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de biologia
Gabriela Agustini
Em São Paulo
Doenças em geral, sistemas do corpo humano e fotossíntese são alguns dos temas mais recorrentes às provas de biologia dos grandes vestibulares do país, apontam professores especialistas no assunto.

Para Adilson Garcia, professor de biologia e coordenador do Colégio Vértice em São Paulo, saber diferenciar o processo de respiração celular aeróbia de fermentação e fotossíntese, por exemplo, é essencial a qualquer candidato que pretende enfrentar um grande vestibular.

Reuters/The Australian/Graham Crouch
Vestibulandos devem saber conceitos e aplicações de células-tronco e clonagem
TEMAS QUE MAIS CAEM
PORTUGUÊS: SEM "GRAMATIQUICE"
FÍSICA NO VESTIBULAR
GEOGRAFIA: 10 TEMAS
ESTUDE COM PROVAS ANTERIORES
"Não lembro de uma prova que não abordava alguma parasitose. Sempre cai", diz Marcelo Leal, professor de biologia do Objetivo em São Paulo, cuja aposta é em doenças. Para facilitar o estudo, Leal disponibilizou na Internet uma série de músicas que facilitam o aprendizado dos temas que aparecem com mais frequência nos exames vestibulares.

A profundidade de conhecimentos exigida varia de acordo com o nível da prova. "Provas de conhecimento geral, como a da primeira fase da Fuvest, cobram o essencial de cada assunto. Já provas específicas, como a de segunda fase, que somente é aplicada a candidatos da área de biológicas, pode ser um pouco mais exigente", diz Sezar Sasson, surpervisor de biologia do Anglo em São Paulo.

A pedido do UOL Vestibular, os professores selecionaram os temas mais prováveis de serem exigidos nas provas do vestibular 2009. Confira:

Ecologia


  • 1)Fluxos de energia e ciclo de matéria da cadeia alimentar: "É preciso saber diferenciar o fluxo do ciclo", diz Garcia. "Explicar cada um, mostrando, por exemplo, que o primeiro vai dos produtores até os decompositores de forma unidirecional, com perda de energia em cada nível trófico; enquanto o segundo flui ciclicamente, já que a matéria é constantemente aproveitada". Nesse mesmo tema, aparecem assuntos mais relacionados ao meio ambiente. Leal recomenda que o candidato estude também poluição do ar e poluição das águas. "É preciso saber as causas do efeito estufa e que as bactérias consomem o oxigênio das águas, causando a morte dos peixes", diz.


  • 2)Relações ecológicas: As relações harmônicas e desarmônicas entre os seres vivos merecem destaque. "É importante conhecer e saber citar exemplos de mutualismo e protocooperação, por exemplo", diz Garcia.


  • Citologia


  • 3)Núcleo e membrana celular: "O candidato tem que conhecer a célula, seus componentes e respectivas funções", diz Sasson. Listam-se aí a divisão celular (mitose e meiose) e os processos de controle das células. "As reações químicas que envolvem síntese de proteínas e ácidos nucleicos também são importantes", dizem os especialistas.


  • Botânica


  • 4)Fermentação, respiração aeróbia e fotossíntese: "É importante conseguir reconhecer e diferenciar cada um [fermentação, respiração aeróbia e fotossíntese]", diz Garcia. Outros conhecimentos essenciais, na opinião do professor Leal, é saber a equação da fotossíntese e que o oxigênio produzido no processo vem da água.

  • 5)Ciclos reprodutivos vegetais: "O mais importante em botânica não é memorizar os diversos nomes presentes nos grupos vegetais. O candidato deve entender onde acontece a meiose, quando ocorre a formação de gametas, em que momento tem um, dois ou três conjuntos de cromossomos", diz Garcia. Para Sasson, o candidato deve saber o que cada grupo dos vegetais inaugura em termos evolutivos, além das funções dos cinco hormônios vegetais.


  • Genética


  • 6)Herança dos grupos sanguíneos: Genética é sempre cobrada nos vestibulares, concordam os professores. Para Garcia, o candidato tem que dominar ao sistema ABO, sistema RH e a herança sexual. "Problemas como daltonismo e hemofilia, que estão ligados ao cromossomo X, também podem aparecer", diz Sasson.


  • Fisiologia animal


  • 7)Sistemas dos animais: Os sistemas circulatório, digestório, respiratório, reprodutor e excretor, em especial dos seres humanos, merecem a atenção do vestibulando. Sasson recomenda ainda que os candidatos estudem os grandes grupos animais com o enfoque na evolução dos sistemas, no que cada grupo inaugura em termos evolutivos.

    Já Leal, aposta nos artrópodes. "É o grupo animal mais importante. É preciso estudar as suas características e entender como funcionam os seus sistemas", diz.

    Para Garcia, é importante também saber qual a função e onde são encontrados os cinco anexos embrionários (saco vitelino, alantóide, âmnio, cório e placenta).


  • Zoologia


  • 8)Doenças: Para Garcia, as protozooses , como amebíase, doença de chagas, malária e leishmaniose, assim como as verminoses (esquistossomose, amarelão e ascaridíase) "são as mais comuns". "Temas comuns na mídia costumam cair nos exames", diz Garcia. E, por isso, outra doença em evidência é a dengue.


  • Atualidades


  • 9)Biotecnologia: "O aluno precisa entender os conceitos e aplicações de células-tronco e clonagem ", diz Garcia. Para o professor, a genética molecular é a "sensação do momento e não pode ser deixada de lado".

    Evolução


  • 10)Teorias evolucionistas: as teses formuladas por Lamarck e Darwin devem ser entendidas, assim como a teoria neodarwinista. Para Garcia, "é importante estudar as evidências embriológicas, os órgãos homólogos, análogos, vestigiais".


  • Leia mais

    Guia de estudos para o vestibular 2009: 8 temas essenciais de física
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de português
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais em geografia
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de química
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de inglês
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais em matemática
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 8 temas essenciais de história
    Confira a concorrência dos principais vestibulares
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
    Atualidades: Curiosidades eleitorais - Casos pitorescos e velhos problemas
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
    16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS