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03/11/2008 - 06h34
Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de inglês
Ana Okada
Em São Paulo
Os vestibulares atuais trocaram a gramática das provas de inglês pelo conhecimento em temas da atualidades. É essencial que o estudante entenda as idéias principais abordadas nos textos apresentados ao longo do exame. "Estar por dentro de assuntos atuais pode valer mais do que o conhecimento no idioma", avalia Patrícia dos Santos, supervisora do cursinho Anglo.

Segundo ela, os vestibulares usam textos sobre os temas que estão em evidência na mídia. Patrícia cita a última prova da UFABC (Universidade Federal do Grande ABC), de São Paulo: todos os textos em inglês falavam sobre assuntos brasileiros, como a lei seca e o programa Bolsa-família.

A professora aponta também o fato de as perguntas dos principais vestibulares serem em português. "É uma tendência para incluir aqueles que tiveram menos acesso a cursos de idioma".

Mônica Rocha Jorge, do Colégio Vértice, em São Paulo, também destaca a importância de manter-se atualizado e vai além: sugere que o estudante elabore um glossário próprio "para anotar o significado de palavras desconhecidas que se repitam em suas leituras".

As questões de inglês geralmente aparecem em menor número do que em outras matérias, mas pode render pontos preciosos na contagem final: a presença do idioma nos exames varia de 8% a cerca de 15%. "Um texto em inglês pode servir para quatro ou cinco perguntas. É o mesmo tempo que o vestibulando pode levar para responder a apenas uma pergunta de outra matéria", diz Patrícia.

E aqueles que não gostam de inglês ou que estudaram pouco a disciplina? Os professores dizem que não há "milagre", mas é importante lembrar que o idioma é uma ferramenta para a futura vida acadêmica.

Para evitar a leitura forçada, Alahkin de Barros Filho, coordenador de inglês do cursinho Etapa, em São Paulo, diz que o estudante deve procurar ler textos que gosta. "Você aprende o significado de palavras que aparecem mais de uma vez. Isso ajuda na hora do vestibular".

Veja, abaixo, dez tópicos essenciais elaborados pelos professores para a prova de inglês.

  • 1)Vocabulário: independente do tema, as palavras aparecem em todos os textos. É importante ter na ponta da língua as preposições ("at", "on", "in") e os advérbios ("always", "never", "hardly").

  • 2)Conjuntivos: são elementos de ligação entre frases e parágrafos. É um tema importante, já que podem mudar totalmente o sentido se compreendidos de forma errada.

  • 3)Present perfect: tempo complexo, que pode ter três usos: para ações que começaram no passado e continuam no presente (exemplo: "I've worked as a teacher since 1987" - Sou professora desde 1987), para ações que ocorreram no passado sem tempo determinado (exemplo: "I have sold my car" - Vendi meu carro); e ações que acabaram de ocorrer (exemplo: "I have just had lunch" - Acabei de almoçar).

  • 4)Pronomes pessoais: fazem parte dos termos essenciais para a compreensão de um texto, já que se referem ao sujeito da ação. Exemplos: "I", "my", "mine", "me", "myself".

  • 5)Expressões idiomáticas: são expressões cujo sentido tem pouco ou nada a ver com o significado original tomado "ao pé da letra". Como exemplo, o professor Alahkin cita a expressão "at once", que significa "imediatamente", e "make up your mind", que quer dizer "decida-se".

  • 6)Pronomes possessivos e relativos: também são essenciais para a leitura de textos. Em certas situações, eles são omitidos; cabe ao aluno saber identificar essas situações, como em "The woman I love is rich" (A mulher que eu amo é rica - o "que" foi omitido).

  • 7)Verbos modais: verbos como "can", "may" e "must" são complementos importantes para a realização de ações. É importante diferenciar as diferentes funções, de acordo com o contexto. "May", por exemplo, pode significar permissao ou possibilidade.

  • 8)Frases condicionais: são as frases com "if", que podem expressar condições no futuro ou no passado. O estudante deve saber diferenciar as combinações.

  • 9)Voz passiva: ocorre quando a ação é mais importante do que o sujeito. Um exemplo é a fase "este prédio será demolido". A mudança de voz ativa para passiva é um assunto que costuma cair nas provas.

  • 10)Discurso indireto: é importante pois retoma todos os tempos verbais, apesar de não ser cobrado diretamente.


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