UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


03/11/2008 - 06h32
Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de português
Mariana Tramontina
Em São Paulo
A "gramatiquice" a que se referia Monteiro Lobato vai passar longe das bancas avaliadoras dos vestibulares. As regras de acentuação, pontuação, sujeito ou predicado ficaram nos exames passados. Essa é a aposta de professores de ensino médio e de cursinhos preparatórios para os processos seletivos de 2009.

"Quem decorou as regrinhas não vai fazer uma boa prova. Tem que mostrar que sabe usar a gramática dentro de seus contextos", indica Maria Lourdes da Conceição Cunha, professora de português e literatura do curso Objetivo. "As melhores universidades, hoje, se pautam na análise de texto. É uma tendência que estamos acompanhando há algum tempo".


Francisco Roberto Savioli Platão, professor de português do curso Anglo, conta que os avaliadores dos vestibulares utilizam a gramática como instrumento de compreensão e produção de texto.

Liliana Ligotti de Mello Castanho, professora de português do colégio Vértice, divide a mesma opinião e cita, como exemplo, a Fuvest, que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo). "É um exame que cobra do aluno o domínio da língua, mas não quer saber o que ele decorou".

A pedido do UOL Vestibular, os professores indicaram atalhos para os vestibulandos que querem se dar bem na prova de português. "São elementos essenciais que cobrem a grande maioria das questões da disciplina ou do que os avaliadores esperam de seus vestibulandos", assegura Platão.

Redação e respostas das questões discursivas

Abaixo algumas características esperados dos vestibulandos ao redigir um texto - que pode ser a resposta discursiva de uma questão ou mesmo a redação.

  • 1)Análise e interpretação de texto: Pode ser através de uma crônica de jornal, da literatura tradicional ou de uma poesia. O importante é saber ler, compreender e apresentar sua capacidade de raciocínio relacionando textos verbais e visuais, temáticos e figurativos. "As faculdades sabem que um bom leitor será um bom universitario. Às vezes o aluno sabe a matéria e mesmo assim erra, mas é porque ele não sabe interpretar o que leu", diz Maria Lourdes. Uma dica é identificar as palavras-chaves do texto e questionar-se sobre o tema exposto.

  • 2)Coerência e coesão: São os principais instrumentos para fazer uma redação que seja clara, compreensível e que transmita determinada idéia. Além disso, essas duas características são essenciais na interpretação de texto da prova da português. A resposta deve ser coerente com suas idéias, em relação ao seu objetivo, ao leitor que pretende atingir e ao gênero textual que está desenvolvendo.

  • 3)Intertextualidade: É comum encontrar, nas provas, referências de um texto em outro. "A correlação entre significados de dois assuntos no cenário cultural está em todo vestibular", diz Platão. "É importante questionar, nesse caso, se os autores querem dizer a mesma coisa".

    Gramática

    Apesar de raramente cair na prova questões específicas sobre regras gramaticais, existem temas essenciais que são abordados com freqüência dentro de questões sobre interpretação de texto. "O que se espera do estudante é que ele saiba utilizar a gramatica aplicada ao dia-a-dia", diz Maria Lourdes.

  • 4)Ambigüidade: Admitir mais de um sentido ao contexto compromete a compreensão de todo o conteúdo, gera dúvidas e até conclusões equivocadas. "Ambigüidade é um dos temas mais abordados ao longo das provas, seja para escrever uma redação, uma análise de texto ou uma resposta simples", garante a professora do Objetivo.

  • 5)Correlação verbal: "É preciso ficar atento ao uso dos tempos e modos. Merece uma atenção especial aqueles casos em que existe descompasso entre a variante culta e as populares, como é o caso de 'ter', 'ver' e derivados", atenta Liliana.

  • 6)Modo imperativo: O mais comum de se explorar o tema na prova é na mistura de tratamento. "Uma frase como 'me liga que eu quero falar com você' pode ser abordada. Numa questão dessa, o aluno pode mostrar ainda que sabe fazer a colocação do pronome na frase".

  • 7)Estilística: As questões sobre figura de linguagem, figura de pensamento e figura de sintaxe são temas presentes em vestibulares, seja em questões pontuais ou dentro de um texto explorado pela prova.

    Literatura

    "É com a literatura que os vestibulares avaliam o candidato que tem capacidade de entender o que lê e de aplicar o que sabe, e não o que decora", avisa Maria Lourdes. Vejas os temas mais prováveis de aparecer na prova:

  • 8)Machado de Assis: "O centenário de morte do autor é um forte indicativo de que os vestibulares focarão suas obras e sua influência", aposta a professora Liliana. "Dom Casmurro", "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Memorial de Aires" são livros de Machado que figuram nas listas dos processos seletivos.

  • 9)Guimarães Rosa: Os cem anos de nascimento do autor também deve marcar presença nas avaliações. "Pode cair na prova uma questão que peça para o vestibulando relacionar temas de 'Sagarana' com 'Dom Casmurro'. Além disso, pode haver perguntas sobre simbologia", indica Maria Lourdes. Ela exemplifica com o conto "O Burrinho Pedrês": "nesse caso, o aluno deve identificar símbolos como cautela e sabedoria no texto".

  • 10)Movimentos literários: Os vestibulares se concentram em três movimentos principais: romantismo, realismo e modernismo. Uma dica para estudar os movimentos e aprofundar em determinada geração é checar em qual deles estão inseridos os autores das listas de livros recomendados para leitura do seu vestibular.

    Leia mais

    Guia de estudos para o vestibular 2009: 8 temas essenciais de física
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de biologia
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais em geografia
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de química
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de inglês
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais em matemática
    Guia de estudos para o vestibular 2009: 8 temas essenciais de história
    Confira a concorrência dos principais vestibulares
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
    Atualidades: Curiosidades eleitorais - Casos pitorescos e velhos problemas
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
  • 16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS