Decoreba de fórmulas e conceitos é uma estratégia ultrapassada para estudar química. Desde 2000, as provas de químicas da Fuvest, que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e influencia os processos seletivos do restante do país, têm ficado mais difíceis.
"Os exames querem saber se o estudante consegue entender a realidade à sua volta", explica o professor do cursinho Etapa, Edison Camargo. Ou seja, o conhecimento teórico tem que ser aliado ao estudo de atualidades.
Como exemplo, Andrea Lauro, professora do colégio Vértice, de São Paulo, cita a "Lei Seca": "o funcionamento de um bafômetro pode relacionar reações orgânicas, oxi-redução e conceitos de eletroquímica". Outros temas que podem cair são o biodiesel, que pode gerar questões de química orgânica ou de transesterificação; comparações entre o etanol e a gasolina sob o ponto de vista energético ou relacionados aos impactos ambientais; e a poluição da água e ar e o descarte de resíduos, bem como a reciclagem.
Uma unanimidade entre os especialistas é o estudo por
provas anteriores - priorizando as mais recentes - sobretudo dos últimos três anos. "Não adianta ficar só lendo resoluções ou vendo o professor fazer os exercícios - o estudante tem que por a mão na massa", diz o professor Edison.
Para quem não gosta de química, o professor do Etapa dá um conselho para o dia da prova: concentrar nas questõe mais fáceis. Na Fuvest, das dez questões da disciplina, cinco são consideradas "fáceis", três são de média complexidade e duas são difíceis. "É importante não perder essas cinco questões'[fáceis]", diz.
Os especialistas apontaram dez temas essenciais dentre os tópicos da química a pedido do
UOL Vestibular.
1)Substâncias puras e misturas: O aluno tem de saber análise imediata. 2)ligações químicas: Polaridade de moléculas, forças intermoleculares (atenção especial às ligações de hidrogênio) e propriedades decorrentes (solubilidade e ponto de ebulição). 3)cálculo estequiométrico: Excesso de reagentes, porcentagem de pureza, rendimento, mol e massa molar. 4)soluções: Cálculos de diversos tipos de concentração, diluições, titulação, questão planetária da água potável (tratamento). 5)termoquímica: Reconhecimento de reações endo e exotérmicas, cálculos de variação de entalpia e estequiometria envolvendo energia. 6)gases: Volume molar, transformações gasosas e lei dos gases ideais. 7)cinética química: Atenção aos fatores que influenciam na velocidade das reações. 8) equilíbrio químico: Constante de equilíbrio e deslocamento. Equilíbrio Iônico: cálculo de pH, hidrólise de sais e Kps. 9) eletroquímica: Conceitos básicos de pilhas e eletrólise. 10) orgânica: Identificação das principais funções, isomeria e reações orgânicas (atenção especial às reações de esterificação e às de polimerização).- Leia mais
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 8 temas essenciais de física
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de biologia
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de português
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais em geografia
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de inglês
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais em matemática
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 8 temas essenciais de história
- Confira a concorrência dos principais vestibulares
- Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
- Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
- Atualidades: Curiosidades eleitorais - Casos pitorescos e velhos problemas
- Dicas de português: veja os erros mais comuns