O ano de 2008 para quem vai fazer vestibular é um verdadeiro apanhado de temas históricos. As chamadas "datas redondas" relembram uma porção de fatos que ocorreram no Brasil e no mundo há exatos 200, 100, 40 ou 20 anos. São assuntos que prometem marcar presença nas provas de história.
"A imprensa dá subsídio para o aluno com os cadernos especiais sobre esses grandes temas, como a chegada da Família Real ao Brasil ou os
20 anos da Constituição brasileira. Estas datas estão no calor da discussão", diz Leandro Burgallo Paim, do colégio Vértice, de São Paulo.
Segundo o professor, uma prova bem feita pode se apoiar no seguinte tripé: capacidade do aluno de relacionar temas históricos entre si, de entender o vínculo da história com a atualidade e de conhecer as datas comemorativas.
"Os vestibulares estão enxugando o número de questões e a tendência é ser mais conciso. Há uma necessidade de que o aluno saiba relacionar mais temas dentro uma mesma questão", explica Paim. Um exemplo é comparar as atuais eleições americanas e o candidato negro
Barack Obama com o cenário de lutas pelos direitos civis de 68, passando pela
guerra de Secessão a
Martin Luther King.
Renan Garcia Miranda, professor do curso Anglo, também de São Paulo, privilegia os temas clássicos. "É importante dar ênfase na transição da idade moderna para a contemporânea. Nessa hora, o examinador separa o joio do trigo e tem as respostas para selecionar um estudante que realmente entendeu a disciplina".
A pedido do
UOL Vestibular os professores listaram os temas essenciais para quem quer fazer uma boa prova de história. Eles ressaltam que, a partir dessas sugestões, o aluno pode pensar outras possibilidades de estudo. "É um estímulo a novas listas individuais porque estamos dando um palpite em cima do que já conhecemos de outros vestibulares", diz Paim.
1) Datas comemorativas: o momento é propício para abordar questões como a chegada da Família Real ao Brasil em 1808, o centenário da imigração japonesa no país, as transformações políticas e comportamentais de 1968, a promulgação da Constituição de 1988 e os 120 anos da lei Áurea.
2) Guerra Fria: a colonização e descolonização da África podem vir relacionadas a temas como neocolonialismo, resistência e independência. "Cabem questões sobre desigualdade social e a crise econômica para discutir a situação dos emergentes", indica Paim.
3) Movimentos revolucionários populares: a chamada "primavera dos povos" foi o conjunto de revoluções na Europa central e oriental que começou em 1848. A partir daí se tem uma reorganização dos Estados europeus, levando em conta os movimentos capitalistas. "O cenário histórico em que isso aconteceu é importante e envolve o socialismo e liberalismo", lembra o professor do Vértice.
4) Movimentos sociais no Brasil: um desdobramento que poderia sugerir a partir desse tema são as reformas urbanas no Rio de Janeiro no início do século 20. "As elites brasileiras na primeira República incorporaram o discurso moderno europeu. Havia um esforço dessa elite em fazer do Brasil um país europeu, mas significava afastar da cidade as camadas populares, que vão agir fazendo as revoltas", resume Paim.
5) Ditadura militar: neste item cabe abordar a época de repressão, desigualdades sociais durante o regime e a promulgação do AI-5 (Ato Institucional nº 5), em dezembro de 1968. O "milagre brasileiro" também deve ser lembrado, a partir do crescimento econômico na época.
6) Reforma agrária no Brasil: o tema parece fazer mais sentido em geografia, mas aqui pode-se falar da lei de terras e das sesmarias, da Guerra de Canudos, da Guerra do Contestado e do MST (Movimento dos Sem-Terra). O tema traça um panorama do Brasil através da questão agrária.
7) Transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea: os temas clássicos entram neste item. "Aqui envolve Revolução Francesa, Revolução Industrial, Iluminismo e independência dos Estados Unidos. É bom ficar atento a este período", indica Miranda.
8) Grande Depressão: a atual crise financeira nos Estados Unidos remete a um outro período da história - a crise de 1929. Para Miranda, esse tema tem um valor extraordinário este ano. "Tem valor pela referência na mídia. As comparações entre os dois períodos aumenta a chance do examinador pensar na Grande Depressão".
- Leia mais
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 8 temas essenciais de física
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de biologia
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de português
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais em geografia
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de química
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais de inglês
- Guia de estudos para o vestibular 2009: 10 temas essenciais em matemática
- Confira a concorrência dos principais vestibulares
- Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
- Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
- Atualidades: Curiosidades eleitorais - Casos pitorescos e velhos problemas
- Dicas de português: veja os erros mais comuns