Topo

Resumos de livros

Rumo ao Farol - Virginia Woolf

Da Folha de S. Paulo

A história começa com a família Ramsay e amigos de férias numa ilha nas costas da Escócia durante a Primeira Guerra. Anos depois, os sobreviventes se encontram no mesmo lugar, e as evocações do que foram são inevitáveis. Virginia dizia que o casal do romance, publicado em 1927, fora baseado em seus pais: a mulher mandona e radiante, e o marido egoísta.

Síntese
Virginia Woolf foi uma das principais inovadoras da prosa inglesa no século 20.

A partir do romance O Quarto de Jacob (1922), a autora começou a desenvolver um estilo próprio, baseado no fluxo da consciência e no tempo psicológico. Nesse sentido, Rumo ao Farol, de 1927, é uma de suas obras mais bem realizadas.

A partir de uma temporada de verão nas ilhas Hébridas (Escócia), a família Ramsay e seus convidados rememoram situações do passado, em que se misturam questões íntimas e banais, como o passeio de barco a um farol próximo, com os fatos traumáticos da 1ª Guerra Mundial.

"Um dos poucos livros desta espécie que está cheio de bom e legítimo amor, mas também, a seu modo feminino, de ironia, de tristeza informe e de dúvida real", disse o crítico Erich Auerbach.

Amiga de E.M. Forster, Lytton Strachey e John Maynard Keynes -que integravam o célebre "grupo de Bloomsbury"-, Virginia Woolf reconstituiu ficcionalmente, neste livro, muitas das experiências e sensações partilhadas com sua geração de intelectuais e artistas.

Veja também:

Resumos de livros