Topo

Resumos de livros

Breve Romance de Sonho - Arthur Schnitzler

Da Folha de S. Paulo

Albertina, esposa de um médico vienense muito bem-sucedido (Fridolin), conta a ele uma fantasia sexual. Um chamado de um cliente à beira da morte põe o médico num jogo no qual sexo e morte têm valores similares, e a vida corre sempre perigo. Quando retorna para casa, Albertina conta a ele seu sonho: que estava numa bacanal em que o marido era condenado à morte. Freud era um dos admiradores de Schnitzler.

Síntese
Tudo vai bem na vida do dr. Fridolin e de sua mulher, Albertine. Ambos são jovens, belos, prósperos e têm uma filhinha adorável. Pode-se dizer que, na Viena dos anos 1920, eles formam uma família burguesa exemplar.

Até que, numa noite, depois de um baile de máscaras e vários goles de champanhe, Albertine decide confessar ao marido uma antiga fantasia erótica. Perturbado pela história secreta de sua mulher, o dr. Fridolin sai no meio da noite para atender a um paciente em estado grave.

A partir desse momento, tudo o que parecia dar sustentação ao mundo das personagens começa a entrar numa espécie de vertigem. Rapidamente o dr. Fridolin se vê enredado numa estranha aventura sexual, em que o desejo e o perigo de morte se autoalimentam. Ao final da narrativa, o leitor fica com a impressão de que a volta à "realidade de todos os dias" não será mais possível - não para as personagens que a vivenciaram.

Nesta pequena obra-prima de Arthur Schnitzler, as estruturas da vida psíquica e familiar são abaladas e expostas até os alicerces. Baseado nela, o cineasta norte-americano Stanley Kubrick fez, em 1999, seu filme de despedida: "De Olhos Bem Fechados", com Tom Cruise e Nicole Kidman nos papéis principais.

Veja também:

Resumos de livros