UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


14/01/2009 - 21h03
Unicamp: matemática foi "clássica" e inglês "exigiu domínio de vocabulário", dizem professores
Conceição Gama
Em São Paulo
Os professores ouvidos pelo UOL Vestibular elogiaram os exames aplicados no vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) nesta quarta-feira (14). Segundo eles, a prova de matemática "apresentou assuntos clássicos" e "não trouxe surpresas". Já a prova de inglês "exigiu domínio de vocabulário" por parte do vestibulando.



Apesar da reclamação dos vestibulandos sobre a falta de tempo para a resolução da prova de matemática, para o professor Roberto Jamal, do Anglo, o prazo dado pela Unicamp para resolução das questões foi adequado. "Por ser uma prova de 2ª fase, é normal que o candidato saia deixando alguma questão sem resposta. A habilidade em responder a prova inteira dentro do tempo exigido também é testada no exame", comentou.

Cris Castello Branco/UOL
No primeiro dia de provas dasegunda fase da Unicamp 2009, candidatos responderam a questões de português e biologia
VEJA MAIS FOTOS DA UNICAMP 2009
MUDAR PARA CAMPINAS?
ATRASADOS CULPAM ORGANIZAÇÃO
1O DICAS PARA UNICAMP
HISTÓRIA AMANHÃ: COERÊNCIA
Para o professor, a prova de matemática da Unicamp só merece elogios. "Foi uma prova muito boa, com questões abrangentes e enunciados claros. Por apresentar itens a e b em todas as questões, ela se tornou adequada tanto para o aluno de exatas quanto para o de biológicas e humanidades", opinou.

Para a professora Thaís Oliveira, do cursinho da Poli, o único senão do exame foi o pequeno espaço para o vestibulando apresentar a solução. "Os cálculos de algumas questões eram extensos e o candidato precisou ter um certo 'jogo de cintura' para conseguir escrever tudo dentro das linhas", afirmou.

Entretanto, para a educadora, a prova também é digna de congratulações. "A prova da Unicamp se mantém tradicional, com assuntos clássicos e muito bem distribuídos. Comparando com a Fuvest, ela é muito mais 'leve', menos conteudista e mais contextualizadora. Apenas a questão 12 fugiu um pouco do padrão da Unicamp, por ser bem 'braçal'", observou.

Cris Castello Branco/UOL
No primeiro dia de provas dasegunda fase da Unicamp 2009, candidatos responderam a questões de português e biologia
10 DICAS PARA VESTIBULAR UNICAMP
PROVA SEM "PEGADINHA"
HUMANAS: COERÊNCIA É ESSENCIAL
MEDICINA É O MAIS CONCORIDO
BANANA PARA LANCHINHO DA PROVA
Já o coordenador de matemática do Curso e Colégio Objetivo, Giuseppe Nobilioni, achou a prova "árdua para os alunos". "Todas as questões traziam problemas concretos; a prova foi bem contextualizada. As questões foram muito interessantes, mas a prova foi bem trabalhosa. Acredito que a maioria dos alunos não conseguiu resolver tudo dentro do tempo proposto. Essa prova foi mais difícil do que a do ano passado", disse.

O professor sublinhou a questão 8 como uma das mais bem elaboradas da prova. "No item a, eles pediam para achar duas icógnitas em função de uma terceira. No b, eles perguntavam quais as soluções possíveis, levando-se em conta as variáveis serem inteiras. Achei interessante a forma como eles organizaram a questão. Se eles houvessem pedido apenas o item b, certamente ficaria mais difícil para o aluno", comentou.

Inglês
Segundo os professores entrevistados pelo UOL vestibular, o exame de inglês exigiu bom nivel de vocabulário. Alexandre Bacci, do cursinho da Poli, afirmou que "a prova manteve o padrão da Unicamp, que exige interpretação de texto, sem gramática".

O professor sublinhou o fato de a Unicamp, neste vestibular, ter apresentado mais textos que o habitual. "Antes, eles traziam textos maiores, que serviam para várias questões. Dessa vez foram 12 textos curtos, um para cada questão. Como os textos eram bem diversificados, o vestibulando precisava de um grande domínio de vocabulário", afirmou.

Para a professora do Objetivo, Cristina Armaganijan, o exame de inglês foi "brilhante". "A Unicamp sempre faz provas inteligentes. Neste ano, eles apresentaram vários tipos de texto, todos leves e divertidos. A prova não é cansativa para o estudante, mas o aluno precisava estar preparado para a diversidade de vocabulário exigida. A universidade consegue avaliar quem realmente sabe inglês", opinou.

Wilson Liberato, professor do Anglo, também elogicou o exame. "A prova foi muito benfeita. A seleção de textos foi muito boa; eles abordaram temas de interesse geral e cobraram a boa leitura e compreensão do candidato". O educador destacou a questão 14. "Eles apresentaram o texto de um pôster com algumas regras que estava afixado na porta do quarto de um adolescente. Achei interessante esse toque de humor na prova", frisou.

Leia mais

Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
Atualidades: Coleta e descarte da sucata eletrônica
Dicas de português: veja os erros mais comuns
Confira a concorrência dos principais vestibulares

16/06/2010

17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

15/06/2010

12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

ÍNDICE DE NOTÍCIAS