|
11/01/2009 - 18h43 Veja correção da 2ª fase do vestibular 2009 da Unicamp Da Redação Em São Paulo Professores do Curso e Colégio Objetivo realizam correção online das provas aplicadas neste domingo (11) no vestibular 2009 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Confira:
Tempo foi "insuficiente"Todos os professores ouvidos pelo UOL Vestibular criticaram a escassez de tempo para realização dos exames de biologia e português da segunda fase da Unicamp.Os professores frisaram o fato de que, apesar de ambas as provas apresentarem doze questões, cada uma delas era dividida em duas (itens a e b), o que resultou em 24 questões de cada uma das disciplinas. Eles também afirmaram que as questões eram "trabalhosas e difíceis". Desse modo, a prova demandaria mais tempo do que o disponível (quatro horas) para ser respondida, de acordo com os docentes. Para a professora de português Elizabeth Massaranduba, do Curso e Colégio Objetivo, "a prova foi muito trabalhosa e exigia capacidade crítica do aluno, o que a tornou mais complexa. As questões, além de serem divididas em a e b, tinham respostas longas". Para o professor de biologia, também do Objetivo, Constantino Carnelos, o tempo de prova "foi inadequado. As questões foram bastante complexas e, certamente, a maioria dos candidatos não conseguiu responder a prova toda", arrisca. O professor de biologia do Anglo, Sezar Sasson, concordou. Ele considerou a prova "mais difícil do que a média e extremamente trabalhosa. Mas a dificuldade maior foi o pouco tempo". Prova "fácil"Segundo candidatos ouvidos por UOL Vestibular, mesmo quem não leu a lista de obras obrigatórias conseguiu, ou acha que conseguiu, responder corretamente às questões de literatura deste domingo (11)."Era só ter um pouco de bom senso, que rolava", Victor Seino, 18, candidato a engenharia. Caio Senna, 19, comentou que as perguntas eram "bem menos específicas que imaginava". Os candidatos disseram que a prova fazia referência às seguintes obras: Dom Casmurro, Auto da Barca do Inferno, Iracema, A Rosa do Povo, Sagarana e Poemas Completos, Alberto Caieiro. Sem ter lido essas obras, o candidato a ciências sociais Mario Gomes, 19, acha que "era só ter uma noçãozinha do que eram os livros e estava bom". Seu amigo que concorre a uma vaga de engenharia, Fábio Santana, 18, diz que as palestras de cursinho e os resumos eram "mais que suficientes para responder". As questões que não eram de literatura tratavam de gramática ou interpretação de texto tendo como base reportagens sobre o Acordo Ortográfico. De acordo com dados fornecidos pela comissão de vestibular, 1.062 candidatos faltaram ao primeiro dia de provas da 2ª fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), realizado neste domingo (11). O número representa 6,29% do total de convocados, que foi de 16.885. Segundo a Unicamp, 15.823 candidatos fizeram a prova. Em um dos maiores locais de prova da Unicamp, três candidatos ficaram de fora da prova por chegarem após o fechamento dos portões, às 13h46, neste domingo. Para as candidatas Bruna de Silos, 18, e Caroline Nicolau, 21, que chegaram apenas um minuto depois, a culpa é da "falta de organização do vestibular da Unicamp".
CalendárioO calendário de provas segue até a quarta-feira (14):O vestibular da Unicamp teve 49.322 inscritos para as 3.434 vagas oferecidas em 66 cursos da Unicamp e dois da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. A 2ª fase do vestibular 2009 da Unicamp começou neste domingo, com exames de português e biologia. Serão quatro dias consecutivos de provas, aplicadas para os 16.885 aprovados na primeira fase.
|