UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


22/10/2008 - 15h12
"Provas da Unicamp não têm pegadinha", diz coordenador do vestibular
Gabriela Agustini
Em Campinas
Interpretação de texto é a habilidade mais importante para as provas da Unicamp. A dica é do coordenador de vestibulares da instituição, Leandro Tessler. Segundo ele, o exame "não tem pegadinha, nem macetes e procura bons leitores de texto".

Para o coordenador, outra habilidade fundamental é expressar as idéias com clareza. Segundo o manual do candidato 2009, a Unicamp espera que os alunos sejam capazes também de organizar suas idéias, estabelecer relações, elaborar hipóteses e dominar os conteúdos das disciplinas do núcleo comum do ensino médio.

  • Veja 10 dicas para quem vai fazer vestibular da Unicamp
  • Medicina é o curso mais concorrido na Unicamp
  • Unicamp aceitará respostas a lápis neste ano
  • Para a Unicamp, resposta certa não resolve o exercício
  • "Física moderna é tendência na prova da Unicamp", aponta professor
  • "Na prova de inglês, não deixe respostas em branco", diz especialista
  • Atenção: coerência é fundamental nos exames da área de humanas
  • Provas anteriores: confira resolução comentada da Unicamp 2008

    Correção dos exames de vestibular

    "Ao criar as provas do vestibular, a banca elaboradora propõe uma resposta esperada para cada questão", conta Tessler. A partir disso, é montada uma "grade de correção" com as pontuações para cada competência que deve ser demonstrada pelo aluno na resposta.

    Uma amostragem de provas é corrigida para avaliar se as respostas dos candidatos estão na mesma direção estabelecida pela banca examinadora e, assim, a grade de pontuação é adequada às resoluções feitas pelos candidatos daquele processo seletivo.

    "Com os parâmetros de correção estabelecidos, cada prova passa pelas mãos de, no mínimo, dois corretores", diz o coordenador. Esses corretores devem atribuir a cada item das questões as notas 0, 1 ou 2.

    "Quando há uma discrepância maior que um ponto em cada item ou na questão, a prova é corrigida pela terceira vez", explica Tessler. Segundo ele, "essa é a forma de garantir um cuidado com a correção item a item".

    Nem todas as redações são corrigidas. A banca avalia os textos dos candidatos mais bem classificados nas questões gerais (primeira fase) de 8 até o máximo de 12 vezes o número de vagas do curso escolhido.

    Leia mais

    Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O fumo deve ser proibido em todos os lugares?
    Atualidades: Curiosidades eleitorais - Casos pitorescos e velhos problemas
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
    Treine com simulados e provas anteriores
  • 07/11/2009

    18h56- PUC-Minas 2010 divulga gabaritos das provas para campi do interior e para cursos a distância

    16h09- Centro Universitário da FEI divulga gabarito do primeiro dia de provas do vestibular 2010

    09h01- Ikwa: Veja como é o trabalho do restaurador de obras de arte

    08h58- Ikwa: Você sabe qual é a função de um diretor de TV e de cinema?

    08h01- PUC-Minas realiza processo seletivo neste sábado

    07h57- Ikwa: Aprenda o que é trabalhar com gerenciamento costeiro

    07h00- Candidato tem 3 minutos para cada pergunta do novo vestibular da Unesp

    06h12- Estadual de Goiás aplica vestibular seriado neste sábado

    06/11/2009

    17h37- Começa neste sábado o vestibular 2010 da FEI

    16h35- Unesp aplica primeira fase do vestibular 2010 neste domingo; UOL traz correção

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS