UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


16/10/2008 - 07h00
"Física moderna é tendência na prova da Unicamp", aponta professor
Da Redação
Em São Paulo
Assuntos de física moderna devem aparecer na prova do vestibular 2009 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A dica foi dada no "Encontro com os Professores do Ensino Médio", promovido pela universidade no início no mês.

O evento reuniu cerca de 500 professores, no campus da Unicamp em Campinas, com o objetivo de entender as provas do vestibular da universidade. Oficinas sobre as matérias foram ministradas por pessoas ligadas ao vestibular, que participam ou participaram de bancas de correção ou elaboração de provas. A pedido da universidade, os nomes não foram divulgados nesta matéria.

Segundo o professor responsável pela oficina de física, a física moderna não integra o conteúdo do ensino médio e por isso é novidade para praticamente todos os alunos. "A idéia em colocar questões desse tipo é medir a capacidade do aluno de pensar diante de um problema novo", diz.

Além disso, "todos os alunos são colocados no mesmo patamar, já que os candidatos conhecem pouco sobre o assunto, independente da formação que tiveram no colégio", diz.

O professor ressalta que nesse tipo de questão o aluno deve prestar muita atenção no enunciado, pois, geralmente a resposta está ali. "Interpretação de texto é fundamental. Cada vez mais a Unicamp deixa de cobrar fórmulas e exige do candidato a habilidade de retirar corretamente as informações do texto do enunciado ou de um gráfico", diz.

Estimativas também devem cair

Outra habilidade importante citada pelo professor é a capacidade do candidato em fazer estimativas. "Ao estimar, por exemplo, a massa de uma bolinha de pingue-pongue o candidato mostra se tem noção de realidade, senso crítico e se sabe reavaliar a própria resposta", diz.

Para ele, é importante que o aluno entenda o que significa cada resposta. "As questões da Unicamp são sempre contextualizadas. A idéia é mostrar que a física está no chuveiro, na rua, em situações reais do dia-a-dia do candidato"

Raciocínio é o mais importante

Assim como na prova de matemática, o raciocínio é mais importante ao resultado. "A Unicamp vem cada vez mais oferecendo as fórmulas necessárias aos cálculos e cobrando menos conteúdo", explica o professor.

Segundo ele, o raciocínio é o mais importante. Por isso, respostas discursivas são aceitas. "O perigo é que, muitas vezes, a pessoa começa a descrever o raciocínio e entra em contradição", diz.

O professor ressalta que o candidato não deve se preocupar com os algarismo significativos, mas deve atentar para o uso correto das potências de dez e dos prefixos como mega e giga.

  • Confira respostas acima e abaixo da média da prova da 1ª fase da Unicamp
  • Confira respostas acima e abaixo da média na prova da 2ª fase de física da Unicamp

    Leia mais

    Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O fumo deve ser proibido em todos os lugares?
    Atualidades: Curiosidades eleitorais - Casos pitorescos e velhos problemas
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
    Treine com simulados e provas anteriores

  • 16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS