Topo

Estudantes da USP doam cabelo para crianças com câncer durante trote

A caloura do curso de matemática, Elizabeth Poloni, 17, doou parte de seu cabelo na campanha da faculdade para doação de cabelo para crianças com câncer. A doação mínima era de 10 cm de cabelo - Alessandro Shinoda/UOL
A caloura do curso de matemática, Elizabeth Poloni, 17, doou parte de seu cabelo na campanha da faculdade para doação de cabelo para crianças com câncer. A doação mínima era de 10 cm de cabelo Imagem: Alessandro Shinoda/UOL

Suellen Smosinski

Do UOL, em São Paulo

12/02/2014 17h39

Os estudantes do IME-USP (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo) uniram uma tradição antiga dos trotes, o corte de cabelo, à ação social: mechas de cabelo cortados podiam ser doadas para o Cabelegria, um grupo de arrecadação de cabelos para confecção de perucas para crianças com câncer. 

MAIS SOBRE O TROTE

  • Alunos da Poli-USP pagam caminhão de água para garantir lama no trote

  • Gêmeas passam na USP: uma vai para a USP Leste e a outra vai para Butantã

Quem teve a ideia foi a estudantes do curso de licenciatura em matemática Andressa Miyazaki Limpias, 21. Ela conta que viu uma matéria sobre o grupo e começou a deixar o cabelo crescer para doar. "Comecei a pensar que se toda a USP cortasse o cabelo na época do trote, então daria bastante doação. Foi legal ver a ideia se espalhar", disse. 

Elizabeth Poloni, 17, foi fazer a matrícula no curso de licenciatura em matemática e acabou doando uma mecha de cabelo: "Já estava pensando em doar, achei legal a ideia. Doei dez centímetros porque meu cabelo não estava muito longo". O tamanho doado pela caloura é o mínimo que pode ser recolhido para fazer as perucas. 

"Na matemática, a gente já tem a tradição de ter um trote mais leve. O aluno que entra aqui é mais tímido, mais fechado. Queremos incluir esse aluno. O trote aqui é totalmente voluntário", afirmou Fabio Hirano, 28, aluno do último ano de ciências da computação e integrante da comissão de recepção aos calouros.

Amanda Yumi, 25, formada em matemática pela USP que veio ajudar na recepção, disse que a ação foi pensada para os calouros, mas teve adesão até de um veterano que foi raspar o cabelo para doação. Segundo Hirano, amanhã não vai ter a campanha, mas os veteranos estarão recebendo doações de cabelo no local da matrícula.

Além do IME, os estudantes de física, oceanografia, veterinária e zootecnia também aderiram à ação em seus trotes.