UOL Vestibular Notícias
 

04/01/2010 - 06h30

Vestibulandos que não estudaram entre as festas iniciam 2010 com "peso na consciência"

Suellen Smosinski
Em São Paulo
O início das provas da segunda fase da Fuvest, marcado para este domingo (3), fez com que muitos vestibulandos ficassem apreensivos e não se divertissem nas festas de fim de ano como poderiam. Mas, aqueles que conseguiram aproveitar contam que acabaram com remorso neste início de 2010.


Risia Sales, 25, presta vestibular para design e optou por deixar as apostilas de lado entre os festejos de Natal e de Ano Novo. "Curti muito, mas no final fiquei com peso na consciência de não estar estudando", diz.

Já a estudante Maria Beatriz Ricca, 18, diz que não estudou nem descansou na última semana do ano passado. "Acabei não conseguindo fazer nada e foi péssimo", diz. Nas festas de fim de ano, parentes da jovem cobravam sua atenção em casa e os estudos exigiam dedicação.

Acabou que ela não se dedicou plenamente nem aos familiares nem aos livros. "Também não viajei, pois ia ficar muito mais arrependida."

Não é fácil conciliar a rotina de provas com vestibulares. Para o casal de namorados Renato Eidibaba, 19, e Lais Silva Mariscal, 17, a palavra-chave na passagem de 2009 para 2010 foi "moderação". Eles resolveram viajar uma semana para Pirassununga, no interior do Estado."Não deu para aproveitar muito, porque tivemos de voltar logo depois do Ano Novo", diz ele.

A vestibulanda Fernanda Camargo Vieira, 21, que busca uma vaga em medicina, achou muito difícil estudar nesta época. "Não consegui curtir muito as festas, mas só deu para estudar direito antes do Natal".

Sem viagens

As viagens de férias foram canceladas para a candidata Maria Mitiko, 17, que preferiu ficar em casa para se acalmar na busca por uma vaga em zootecnia. "Não deu para aproveitar nada, porque eu tinha que estudar. Não viajei para lugar nenhum e preferi ficar em casa", afirma.

Caio Sena, 18, também tirou a última semana para descansar e ficar distante dos livros. "Na última semana eu não estudei nada, mas também não saí para balada e não bebi muito", conta.

Nos cursinhos, os professores aconselharam os vestibulandos a manterem o ritmo de estudos, mas sem "desespero".

Dicas para a 2ª fase

Apesar de não haver "receita de bolo" para fazer as provas, é possível utilizar algumas estratégias para ajudar "na hora do aperto", de acordo com professores ouvidos pelo UOL Vestibular.

Veja cinco dicas essenciais para se dar bem nas provas discursivas da Fuvest 2010:

  • Começar pelas questões "mais fáceis";
  • Aproveitar todo o tempo disponível;
  • Ser coerente com o uso do Acordo Ortográfico;
  • Se não souber resolver, tentar esboçar resposta e
  • Conferir respostas antes de entregar a prova

  • Compartilhe:

      Revisão de disciplinas

      Temas importantes

      Hospedagem: UOL Host