|
04/01/2009 - 15h23 "Fronteiras" é o tema da redação da Fuvest 2009; candidatos já podem sair de locais de prova Karina Yamamoto Editora de UOL Vestibular "Fronteiras" foi o tema da prova de redação da Fuvest 2008-2009, aplicada neste domingo (4). Os candidatos tiveram quatro horas para escrever uma dissertação e responder a dez questões de língua portuguesa. O "Pastei para escrever. Comecei a pensar nas definições de fronteira e vi que havia um leque grande de opções. Por fim decidi escrever sobre a relação entre pais e filhos", disse Ricardo Tadashi, 31, que tenta vaga em medicina.
O candidato poderia abordar tanto fronteiras geográficas quanto psicológicas no texto, segundo Santos. Para a candidata a uma vaga em lazer e turismo, Flávia Petrone, 18, o tema supreendeu. "Não esperava", confessou na saída da prova. Já as questões de português da prova foram consideradas "fáceis" pelos primeiros vestibulandos a deixar a prova. "Tinha uma tirinha da Mafalda e uma pergunta de interpretação de texto. Era só ler o quadrinho e explicar", disse Alana Ambrósio, 16. "Achei bem fácil", disparou o vestibulando Mário Rodrigues Lago, 28, que presta ciências da computação na USP São Carlos. Ex-estudante de letras, o rapaz não teve dificuldade em fazer o exame. "Supreendeu [a facilidade da prova]", concluiu. Tadashi se disse surpreso pelo grau de dificuldade das questões de literatura. Segundo ele, nenhuma questão exigia leitura das obras obrigatórias para o vestibular - eram todas de "interpretação". Ao término da prova, às 18h30, professores do curso Objetivo publicarão, em UOL Vestibular a resolução comentada do exame. A segunda fase da Fuvest segue até a quinta-feira (8), com o seguinte calendário: Essas provas terão três horas de duração, sempre a partir das 13h. Como hoje, UOL Vestibular publicará resolução comentada da prova uma hora depois de encerrada a aplicação. A lista de aprovados do vestibular 2009 está prevista para ser divulgada no dia 4 de fevereiro. Para passar à segunda fase, foi necessário superar as notas de corte da Fuvest 2009. A carreira medicina e ciências médicas é a mais exigente: era necessário acertar 77 de 90 questões.
A primeira fase do processo seletivo aconteceu em dia 23 de novembro e teve índice de abstenção de 5,32%. Segundo a assessoria de imprensa da fundação, dos 138.242 inscritos, 7.349 não compareceram ao exame. Outras informações podem ser obtidas no site da Fuvest.
|