|
04/01/2009 - 16h13 Para candidatos, português da Fuvest era "prova de interpretação de textos" Karina Yamamoto Editora de UOL Vestibular A prova de língua portuguesa que abriu neste domingo (4) a segunda fase da Fuvest, o vestibular da USP (Universidade de São Paulo), foi basicamente uma "prova de interpretação de textos", segundo candidatos que fizeram a prova. Com dez questões dissertativas, a prova foi considerada "fácil" para os vestibulandos ouvidos por UOL Vestibular. "Foi uma prova tranquila, era mais de interpretação", disse Flávia Petroni, 18, candidata à lazer e turismo.
Quatro questões da prova referiam-se a quatro livros da lista de leitura obrigatória da Fuvest: "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida, "A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós; "Vidas Secas", de Graciliano Ramos e "Sagarana", de Guimarães Rosa. Os vestibulandos discordavam sobre a obrigatoriedade da leitura dos livros para fazer a prova. "Dava para ter ido bem, mesmo se você não tivesse lido nada", diz Pante. Ricardo Tadashi, 31, candidato à medicina, também considerou a prova de literatura fácil e disse que as questões eram de "interpretação" e que não exigiam leitura das obras. Opinião diferente tiveram os candidatos Lucas Rego, 16, e Flávia Petrone, 18. "Eram questões que exigiam mais que a leitura dos livros, tinha também de analisá-los", disse Rego. "Sem ler os livros, não dava para responder", disse Petrone. Maurício Keitaro, 19, também achou que as questões de literatura exigiam "um pouco mais que o conteúdo do livro". Segundo ele, as perguntas remetiam à época e ao contexto histórico e, sem ler as obras, era difícil repondê-las. Ao término da prova, às 18h30, professores do curso Objetivo publicarão, em UOL Vestibular a resolução comentada do exame. A segunda fase da Fuvest segue até a quinta-feira (8), com o seguinte calendário: Essas provas terão três horas de duração, sempre a partir das 13h. Como hoje, UOL Vestibular publicará resolução comentada da prova uma hora depois de encerrada a aplicação. A lista de aprovados do vestibular 2009 está prevista para ser divulgada no dia 4 de fevereiro. Para passar à segunda fase, foi necessário superar as notas de corte da Fuvest 2009. A carreira medicina e ciências médicas é a mais exigente: era necessário acertar 77 de 90 questões.
A primeira fase do processo seletivo aconteceu em dia 23 de novembro e teve índice de abstenção de 5,32%. Segundo a assessoria de imprensa da fundação, dos 138.242 inscritos, 7.349 não compareceram ao exame. Outras informações podem ser obtidas no site da Fuvest.
|