UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


13/11/2008 - 08h34
Especialistas dão dicas para enfrentar "tensão pré-vestibular"
Bruno Aragaki
Em São Paulo
É uma relação inversamente proporcional: quanto mais se aproxima o dia prova, menos unha e apetite tem Helena Gaspari, 18, que presta vestibular no próximo domingo (16).

  • Veja dicas de terapias alternativas
  • E você: o que faz para aliviar o estresse?


  • Segundo o professor de psicologia da UnB (Universidade de Brasília), Áderson Costa, "a ansiedade nessas situações pode ter até conseqüências físicas, como diarréia ou dores". Para saber como lidar com a pressão, o UOL Vestibular ouviu especialistas e selecionou dicas de diferentes áreas.

    Contagem regressiva
    Arquivo pessoal
    A prova da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abrirá a maratona de vestibular de Helena Gaspari, 18, no terceiro ano do ensino médio. "O nervosismo ataca. A ansiedade também. Vem junto a gastrite, começo a roer as unhas, é trágico", resume. Ela tentará também a USP (Universidade de São Paulo), para arquitetura. "Meu colégio tem um índice de aprovação alto nos vestibulares. Ia ser decepcionante para mim ter que fazer cursinho", conta. Para driblar o estresse, Gaspari conta que prefere programinhas leves, como cinema. "Mas até meu apetite mudou. Perdi a vontade de comer por causa das provas". Na semana de provas, Gaspari admite diminuir o ritmo, mas prefere não largar o lápis. "Baixei e imprimi testes anteriores, agora estou fazendo. Vejo em que partes preciso me dedicar mais para estudar"
    "Tem de ir liberando as tensões no dia a dia, senão acumula e estoura tudo no dia do vestibular", opina a terapeuta corporal Kika Lourenço. "Um exercício simples e útil é inspirar fundo, pelo nariz, segurar um pouco o ar e soltar pela boca, suspirando e fazendo barulho".

    Para Costa, "terapias alternativas e atividades menos convencionais são bem-vindas. Cada um encontra um jeito diferente para sentir-se bem".

    O psicólogo faz uma ressalva: "é importante evitar excessos na semana de prova. Começar uma atividade física, como ioga ou ginástica, bem na semana de provas nem sempre é a melhor idéia. Às vezes leva um tempo até o corpo se acostumar", disse.

    Os pais também têm papel importante na preparação: "Pode parecer óbvio, mas tem família que não se lembra de que, nessa fase final, o filho precisa ainda mais apoio e atenção", aconselha Costa.

    Mudanças repentinas de humor ou irritação em excesso podem ser sinal de que o estresse apertou, segundo o professor de psicologia. "Aí tem de ter calma e conversar. O pior que pode acontecer é brigar na véspera da prova", alerta.

    Comida


    A alimentação também pode ajudar - ou atrapalhar - o desempenho na hora de estudar. "Frituras, gordura e refrigerantes tornam a digestão mais lenta. O raciocínio, por conseqüência, também desacelera", avisa Jane Corona, nutricionista em São Paulo.

    Mais uma vez, o equilíbrio é a regra de ouro para o vestibulando em época de provas. "Tem de comer leve, saladinhas, frutas, legumes", recomenda a nutricionista.

    Para quem não consegue ficar sem refrigerante, o conselho é reduzir a dose - mas, abandonar o consumo, só depois da prova. "Tem gente que vicia mesmo, e largar de uma hora para outra pode dar crise de abstinência", diz Corona.

    O dia da prova também exige cuidados especiais. "Almoçar? Só se for duas horas antes do exame, para não dar sono", aconselha.

    "Mas também não adianta fazer a prova com fome. O ideal é tomar um café da manhã reforçado, com café, leite, frutas e pão integral", diz Corona.

    Para o período do exame, a recomendação é evitar balas - que elevam o açúcar no sangue de maneira muito brusca - e refrigerantes, vilões da digestão. "Comer banana é uma boa. Ela é rica em potássio e o açúcar é digerido bem pelo organismo. Já a maçã dá a sensação de fome em muita gente", diz Corona.

    Leia mais

    Vestibular 2009: veja os temas que mais caem
    Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
    Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
    Atualidades: Coleta e descarte da sucata eletrônica
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
    Confira a concorrência dos principais vestibulares

    16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS