UOL Vestibular Notícias
 

03/01/2010 - 15h46

"Imagens" foram tema da redação da Fuvest 2010; candidatos acharam o assunto abstrato

Ana Okada
Suellen Smosinski
Em São Paulo
Atualizada às 16h01

Os vestibulandos que fizeram a prova de redação da Fuvest 2010, neste domingo (3), tiveram de discorrer sobre as imagens no mundo. De acordo com os candidatos ouvidos pelo UOL Vestibular a prova pedia que o candidato falasse da "transposição da realidade em imagens", ou seja, por exemplo, como ilustramos os fatos.

  • Rogerio Cassimiro/UOL

    Vestibulanda faz prova de português e redação da segunda fase da Fuvest 2010 neste domingo (3)


O tema abstrato e filosófico dividiu opiniões. Stefano Domingues de Castro Pachi, 18, mudou seu posicionamento com o decorrer da prova. "Primeiro achei o tema vago. Depois, parando para pensar, vi que é uma boa forma para testar se o vestibulando consegue desenvolver um bom texto", afirma.

Marcelo Antunes, 29, também gostou do tema: "Achei bem abrangente, porque a gente pode abordar diversos aspectos históricos e atuais. Acho que ajudou bastante os candidatos".

Já Diego Fernandes, 24, atacou a escolha da banca examinadora. "Achei o tema da redação fraco e bem vago. Pode parecer que é abrangente, mas quando a gente senta para escrever, ele fica restrito. Com tantas coisas no mundo, a Fuvest podia ter escolhido tema melhor", opina.

"Achei bem difícil pois escolhi falar sobre preconceitos e o [pouco] espaço dificulta. Tem que sintetizar as ideias", disse Michel Moreno Lara, 18, que presta arquitetura.

De acordo com os candidatos, para a elaboração do texto dissertativo, os examinadores forneceram uma ilustração de uma janela de onde se vê o mundo e dois textos curtos, um deles falando da rapidez da informação visual e outro sobre a formação dos indivíduos a partir das imagens.

Para Daniel Makita, 29, o texto que tratava da rapidez da informação mostrava como as pessoas podem ficar "reféns das imagens dos meios de comunicação". Formado em engenharia na Poli, o candidato a uma vaga de filosofia considerou a proposta "um pouco complexa", uma vez que sua área de formação é exatas e ele não "gosta tanto de escrever".

Segunda fase

A segunda fase começou neste domingo, com o fechamento às 13h. O vestibular seleciona estudantes para a USP (Universidade de São Paulo), para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e para a Academia de Policia Militar do Barro Branco.

Eram esperados 37.968 candidatos, 2.380 deles são treineiros (não disputam vagas). O primeiro dia tem quatro horas de duração com dez questões dissertativas de português e uma redação.

Após o exame, por volta das 18h, o UOL Vestibular trará a correção comentada da prova, elaborada por professores do Curso e Colégio Objetivo.

Calendário

A segunda fase da Fuvest vai até dia 5 de janeiro. Confira a sequência das provas:
3/1/2010 - prova dissertativa de português (dez questões) e redação;
4/1/2010 - 2ª fase da Fuvest, com prova dissertativa (20 questões) das disciplinas história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Cada questão poderá abranger conhecimentos de mais de uma disciplina;
5/1/2010 - 12 questões de duas ou três disciplinas específicas (seis ou quatro perguntas de cada matéria), de acordo com a carreira escolhida;
6 a 8/1/2010 - período de provas de habilidades específicas para candidatos a artes cênicas-licenciatura, curso superior do audiovisual, arquitetura (FAU), design (FAU), arquitetura (São Carlos). Cada curso tem uma data específica e
4/2/2010 - divulgação da lista de aprovados da primeira chamada.

Fuvest 2010

Dos 128.144 inscritos no processo seletivo, 35.588 candidatos foram convocados para a segunda fase. Estão em disputa 10.812 vagas, sendo 10.622 na USP, 100 no curso de medicina da Santa Casa e 90 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Participam dessa edição, ainda, 2.380 treineiros. Esses vestibulandos estão alocados em 44 endereços, sendo 19 na região metropolitana de São Paulo e 25 no interior do Estado.



Compartilhe:

    Revisão de disciplinas

    Temas importantes

    Hospedagem: UOL Host