A quatro dias do início da segunda fase da Fuvest 2010, os professores ouvidos pelo
UOL Vestibular aconselham os candidatos a manter uma rotina de estudos, mas sem "desespero".
"Os vestibulandos têm que continuar estudando. Por que, logo agora, iriam parar [de estudar]?", questiona o professor Edmilson Motta, coordenador do curso Etapa. Ele explica ser comum muitos estudantes deixarem os cadernos de lado nessa época, encorajados por familiares e amigos. No entanto, o ideal é seguir com as leituras e com os exercícios. "O trabalho que pode ser feito agora pode fazer a diferença na hora da prova", afirma.
Mas o que é possível fazer ainda? Para Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do curso Anglo, o candidato deve se concentrar nas disciplinas em que tem mais dificuldade. Ele ressalta a importantância de manter a tranquilidade: "É possível estudar até oito horas por dia, mas sem desespero".
Veja dicas dos professores para os dias que antecedem a segunda fase da Fuvest:
Ao estudar, varie as matérias
"É importante não ficar estudando por muitas horas a mesma coisa", diz Nascimento. "O estudante pode, pela manhã, estudar umas quatro disciplinas, cada uma por 50 minutos, fazer uma pausa para descanso e almoço; depois, repetir essa rotina e descansar à noite", aconselha.
Motta aconselha ainda eliminar dúvidas que possam ter se acumulado ao longo do ano. "Às vezes, pode cair aquilo que você sabia que não sabia, e isso pode ser muito desgastante, pode tirar a confiança do candidato", diz.
Concentre-se nas disciplinas em que tem dificuldade
Os docentes afirmam que é necessário se concentrar nas disciplinas em que os vestibulandos não vão tão bem. Ou seja, quem gosta de exatas e não tem tanta facilidade com humanas deve concentrar seus estudos em história e geografia, e vice-versa, para aumentar suas chances nas provas.
"O estudante deve se concentrar nos assuntos que têm mais chance de cair e com os quais ele não têm tanta familiaridade, e não em detalhes que não serão cobrados", diz Motta.
Visite o local da prova antes do dia D
No sábado, um dia antes do início da segunda fase, o professor Nascimento aconselha os estudantes a visitar o local em que farão prova.
Consulte o local de prova da segunda faseOs locais de exame não serão, necessariamente, os da primeira fase. Segundo o
manual da Fuvest, aqueles que fizerem provas fora da cidade em que residem devem, por precaução, viajar no dia anterior ao exame.
Separe material, documentos e a foto 3x4 recente
No primeiro dia da segunda fase, é preciso levar uma foto 3x4 recente. Além disso, em todos os dias deve-se apresentar documento de identidade original.
Separe o material que deve levar nos dias de exame. O conselho é levar apenas aquilo que poderão usar. "Não adianta levarem livros ou notebook, pois podem até acabar perdendo-os", aconselha Nascimento.
O vestibulando pode levar: caneta esferográfica azul ou preta, lápis nº 2, borracha, água e alimentos. Para as provas de matemática, física e química, é necessário ter régua graduada, esquadros, transferidor e compasso.
Planeje-se para chegar cedo no dia da prova
O professor Nascimento aconselha os candidatos a chegar com antecedência: "O candidato deve respirar, conversar com os colegas, olhar a paisagem. Nada de chegar em cima da hora".
Outra recomendação é alimentar-se adequadamente antes do exame, tomando café da manhã e almoçando sem exageros.
Em dias de prova, é aconselhado que
os estudantes levem alimentos práticos, como sucos, bolachas, barra de cereal ou frutas para ajudar a recuperar a energia perdida durante o vestibular.
Com o exame nas mãos, comece pelas questões "mais fáceis"
Uma das mais bem sucedidas estratégias para provas dissertativas, segundo o professor Edmilson, é dar lida rápida no exame e iniciá-lo pelas questões que são mais fáceis para o candidato.
"Iniciar pelas perguntas que o candidato sabe melhor pode lhe dar confiança para começar a prova bem, até para aproveitar melhor o tempo", diz o professor do Etapa.
No primeiro dia do vestibular (3 de janeiro), a prova terá dez questões de português e uma redação; no segundo (4 de janeiro), serão aplicadas 20 questões de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. No terceiro dia (5 de janeiro), haverá a prova específica, com 12 perguntas, de acordo com a carreira escolhida. Em todos os dias, os estudantes terão 4 horas para resolver os exames.