Topo

Unicamp 2013: 2ª fase exigiu leitura crítica das obras obrigatórias e conhecimentos profundos de matemática

Suellen Smosinski

Do UOL, em São Paulo

13/01/2013 20h48Atualizada em 13/01/2013 21h41

Para professores ouvidos pelo UOL, a prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e matemática da segunda fase do vestibular 2013 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), realizada hoje (13), exigiu dos candidatos uma leitura crítica dos livros obrigatórios e conhecimentos “profundos” de matemática. O tempo foi apontado como “inimigo” dos candidatos.

 

“Não dá para fazer a prova de literatura com resuminhos. Ela cobra com profundidade o conteúdo, precisa ter lido e entendido”, disse Luís Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo Vestibulares.

O professor de português do Objetivo, Nelson Dutra, destacou que a prova exigia “conhecimentos críticos dos livros” e que “só contar a história não adiantava”. Para ele, algumas questões estavam muito “densas” e o espaço reservado para a resposta era pouco para que o candidato respondesse tudo que foi pedido.

O coordenador pedagógico do Etapa, Marcelo Dias Carvalho, aponta que foram cobrados “sete dos nove livros propostos”. “Teve uma questão que cruzou “Viagens na Minha Terra” com “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e era preciso ter lido para conseguir responder o que era pedido”, afirmou.

Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, destaca a intertextualidade da parte de linguagens da prova. De acordo com ele, as questões que apresentavam imagens exigiam mais habilidade de interpretação do que conteúdo: “A imagem era muito importante para chegar na resposta”.

Matemática

Para Gregório Krikorian, professor de matemática do Objetivo, os quatro grandes ramos da disciplina foram trabalhados. “O nível das perguntas não é baixo, é um nível alto e difícil. Algumas questões são bem trabalhosas, implica em um aluno de alta qualificação para ter um bom desempenho. Alguns assuntos precisam ser conhecidos em profundidade”, comentou.

“Alunos de humanas devem ter tido uma extrema dificuldade com as questões de matemática, até os alunos da área de exatas devem ter achado a prova muito exigente, mas é o padrão de Unicamp, não é novidade e não foi uma prova diferente dos outros anos”, completa Krikorian.

Segundo Célio Tasinafo, da Oficina do Estudante, a prova de matemática estava bem trabalhosa: “Não tem questão grátis. Mas, passou por todas as áreas, se o candidato não sabia uma área, ele ainda podia ir bem nas outras”, afirmou. 

Já o coordenador do Etapa achou que o exame de matemática teve uma redução no grau de exigência. “Percebemos que diminuiu a dificuldade em algumas questões.  A prova foi mais acessível que nos anos anteriores”, avaliou Carvalho.

Tempo

Luís Ricardo Arruda calculou que o vestibulando teve cerca de cinco minutos para cada questão. Segundo ele, “foi muito difícil fazer essa prova completa, se o aluno perdeu mais de duas horas com português, ia entrar em pânico com matemática”.

O professor Krikorian também acredita que “o tempo não foi o ideal para o aluno resolver toda a prova”. Ele destaca que questões de matemática tinham três itens e todos eram independentes, o que fazia a resolução ser mais demorada. 

Prova até terça

A segunda fase é constituída de cinco provas. Os candidatos respondem a 24 questões dissertativas a cada dia de prova, sendo:

  • 1º dia (13/1) – Prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa (12 questões) e prova de Matemática (12 questões); 
  • 2º dia (14/1) – Prova de Ciências Humanas e Artes (18 questões) e prova de Língua Inglesa (6 questões); 
  • 3º dia (15/1) – Prova de Ciências da Natureza (24 questões).


Todos os convocados deverão fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido. Os candidatos aos cursos com provas de habilidades específicas (que serão realizadas entre os dias 21 e 24 de janeiro) deverão consultar as orientações para a realização dos exames, como locais e horários, na página da Comvest na internet. Os cursos que exigem provas de habilidades específicas são arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música.

A lista de aprovados na primeira chamada para matricula virtual será divulgada no dia 4 de fevereiro, às 14h. Já a primeira chamada para matrícula presencial sai no dia 14 de fevereiro, às 12h.