Topo

Candidatos da Unicamp 2013 contam como chegaram à última fase do vestibular

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

13/01/2013 14h03

Depois de enfrentar vestibulares tradicionais como a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e tentar uma vaga em instituições federais pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), os candidatos da segunda fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) 2013, que começa hoje (13), contam como chegaram a essa etapa da seleção e dão dicas de estudos e relaxamento.

Lucas de Almeida, 17, tenta uma vaga em ciências da computação. “Eu fiz um ano de cursinho enquanto ainda estudava no terceiro ano do ensino médio”. O vestibulando aconselha não sair da rotina normal na semana que antecede os vestibulares.

“Eu acho que durante a semana, você tem que revisar as matérias que você tem mais dificuldade. Já no final de semana, só relaxar mesmo”, recomenda. “É bom dormir bem, comer normalmente, e tentar não sair da sua dieta tradicional também, e ter um tempo só seu”, completa Lucas. 

A leitura constante é outra dica lembrada pelos vestibulandos do primeiro dia da segunda fase da Unicamp 2013. “Eu acho que a leitura é mais importante de tudo, mas sempre na vida, independente de estar prestando vestibular”, analisa Vivian Serrano, 20, que presta a Unicamp pela primeira vez.

Candidato a uma vaga no curso de música, Marcelo Rubens, 19, acredita que os vestibulandos devem deixar de lado a vida social e se empenhar até mesmo em dias tidos como de descanso. “Eu aconselho que na véspera das provas a pessoa descanse, mas, durante a preparação para o vestibular, ela deve abrir mão até do final de semana”, afirma.

Expectativa

Lucas de Almeida, acredita que a primeira prova da segunda fase da Unicamp será parecida com a Fuvest, mas acha que o tempo é o diferencial. “Como a dificuldade da prova é parecida com a Fuvest, vai ter pouco tempo, porque nela são 12, 16 questões. E a Unicamp tem 24, com 4 horas também. Então eu acho que vai ser mais difícil, por causa do menor tempo”.

O candidato acha ainda difícil a Unicamp cobrar todos os livros obrigatórios. “Eu acho que como a Fuvest, eles não irão cobrar todos os livros, mas irão tentar relacioná-los com comparações”, afirma.

Thiago Botosso, 17, que está prestando engenharia mecânica e também concorreu na segunda fase da Unesp, Fuvest e Ita (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) , concorda.  “Em literatura, acho que irá cair só os livros novos e Jorge Amado”.

Fora da segunda fase da Unicamp 2013, Pedro Lima, 19, veio acompanhar a namorada, Vivian Serrano: “Eu só vim acompanhá-la, mas acho que entrei na federal do Rio pelo Enem  em Fonoaudiologia e também falta o resultado da Unifesp sair”, conta.

Para ele, o principal empecilho para não ter entrado na Unicamp 2013 foi por ter feito escola pública. “O que eu não fiz foi escola particular. Eu fiz escola pública a vida toda, e eu não dava muito valor pra universidade como eu dei nos últimos anos, porque acho que ela [escola pública] não ensina esse valor”.