Topo

Unicamp 2013: Mais de 15 mil começam 2ª fase neste domingo; UOL terá correção

Do UOL, em São Paulo

13/01/2013 06h00

Mais de 15 mil candidatos começam neste domingo (13) a segunda fase do vestibular 2013 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Estão em jogo 3.444 vagas nos 68 cursos oferecidos pela instituição e em dois cursos da Famerp (Faculdade Pública de Medicina de São José do Rio Preto). O UOL Vestibular terá correção online das provas de português e matemática, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo, a partir das 19h.


Os portões serão fechados às 13h. Nos Estados onde não há horário de verão, será levado em conta o horário local e não o horário de Brasília. A Comvest  (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) recomenda que os candidatos saiam de casa com antecedência e tenham planejado mais de um caminho possível para evitarem imprevistos.

Dentre as regras do vestibular, a Comvest alerta que é proibida a entrada de telefones celulares nas salas de prova. Os candidatos não devem sequer levar o aparelho para o prédio onde será realizado o vestibular, pois não haverá lugar para guardá-lo.

Segundo a organização, quem for flagrado com celular será eliminado do processo seletivo. O candidato só será informado sobre a desclassificação depois da prova, para evitar transtornos na sala. Na primeira fase do vestibular 2013, 103 candidatos foram eliminados por descumprirem com a regra.


A segunda fase é constituída de cinco provas. Os candidatos respondem a 24 questões dissertativas a cada dia de prova, sendo:

  • 1º dia (13/1) – Prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa (12 questões) e prova de Matemática (12 questões); 
  • 2º dia (14/1) – Prova de Ciências Humanas e Artes (18 questões) e prova de Língua Inglesa (6 questões); 
  • 3º dia (15/1) – Prova de Ciências da Natureza (24 questões).


Todos os convocados deverão fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido. Os candidatos aos cursos com provas de habilidades específicas (que serão realizadas entre os dias 21 e 24 de janeiro) deverão consultar as orientações para a realização dos exames, como locais e horários, na página da Comvest na internet. Os cursos que exigem provas de habilidades específicas são arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música.

A lista de aprovados na primeira chamada para matricula virtual será divulgada no dia 4 de fevereiro, às 14h. Já a primeira chamada para matrícula presencial sai no dia 14 de fevereiro, às 12h.


O que levar para a prova

Os candidatos deverão levar o original do documento indicado na inscrição, caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo.


Primeira fase mais fácil

A primeira fase da Unicamp foi considerada de nível médio para fácil,segundo professores ouvidos pelo UOL. Em algumas disciplinas as questões estavam mais fáceis do que no ano passado.
 


Novidades

No vestibular do ano passado, os candidatos deveriam redigir três textos na prova de redação. Nessa edicão houve alterações, e os candidatos deverão produzir apenas dois textos de gêneros distintos e de execução obrigatória na prova de redação.

Além disso, foram criados quatro novos cursos de graduação: engenharia de telecomunicações (50 vagas em período integral), sistemas de informação (45 vagas, integral), engenharia ambiental (60 vagas, período noturno) - oferecidos na FT (Faculdade de Tecnologia) de Limeira; e engenharia física (15 vagas, período integral), no campus de Campinas, em Barão Geraldo.

O número de convocados para a segunda fase, de cada curso, passou de oito para, no máximo, seis vezes o número de vagas oferecidas, considerando os candidatos que optaram primeira opção de curso.

Outras informações podem ser obtidas no site da Comvest.