Topo

Unicamp 2013: 2ª fase tem provas de humanas nesta segunda; UOL terá correção

Do UOL, em São Paulo

14/01/2013 00h00Atualizada em 14/01/2013 15h21

Os candidatos convocados para a 2ª fase do vestibular 2013 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) voltam nesta segunda-feira (14) para realizar provas de ciências humanas e artes (18 questões) e inglês (6 questões). UOL Vestibular terá correção online feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo, a partir das 19h.


Estão em jogo no processo seletivo 3.444 vagas nos 68 cursos oferecidos pela instituição e em dois cursos da Famerp (Faculdade Pública de Medicina de São José do Rio Preto). A prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e matemática foi aplicada neste domingo (13) e registrou uma abstenção de 12,2%. Dos 15.352 candidatos aprovados para essa etapa, 1.874 não compareceram ao exame. 

Os portões serão fechados às 13h. Nos Estados onde não há horário de verão, será levado em conta o horário local e não o horário de Brasília. A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) recomenda que os candidatos saiam de casa com antecedência.

Continuam valendo as regras do primeiro dia do vestibular. A Comvest alerta que é proibida a entrada de telefones celulares nas salas de prova. Os candidatos não devem sequer levar o aparelho para o prédio onde será realizado o vestibular, pois não haverá lugar para guardá-lo.

Segundo a organização, quem for flagrado com celular será eliminado do processo seletivo. O candidato só será informado sobre a desclassificação depois da prova, para evitar transtornos na sala. Na primeira fase do vestibular 2013, 103 candidatos foram eliminados por descumprirem com a regra.
 


A segunda fase é constituída de cinco provas. Os candidatos respondem a 24 questões dissertativas a cada dia de prova. 

  • Domingo (13/1) – Prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa (12 questões) e prova de Matemática (12 questões); 
  • Segunda (14/1) – Prova de Ciências Humanas e Artes (18 questões) e prova de Língua Inglesa (6 questões); 
  • Terça (15/1) – Prova de Ciências da Natureza (24 questões).


Todos os convocados deverão fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido. Os candidatos aos cursos com provas de habilidades específicas (que serão realizadas entre os dias 21 e 24 de janeiro) deverão consultar as orientações para a realização dos exames, como locais e horários, na página da Comvest na internet. Os cursos que exigem provas de habilidades específicas são arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música.

A lista de aprovados na primeira chamada para matricula virtual será divulgada no dia 4 de fevereiro, às 14h. Já a primeira chamada para matrícula presencial sai no dia 14 de fevereiro, às 12h.

O que levar para a prova

Os candidatos deverão levar o original do documento indicado na inscrição, caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo.

Outras informações podem ser obtidas no site da Comvest.

Português e matemática

Para professores ouvidos pelo UOL, a prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e matemática da segunda fase do vestibular 2013 da Unicamp exigiu dos candidatos uma leitura crítica dos livros obrigatórios e conhecimentos “profundos” de matemática. O tempo foi apontado como “inimigo” dos candidatos.

“Não dá para fazer a prova de literatura com resuminhos. Ela cobra com profundidade o conteúdo, precisa ter lido e entendido”, disse Luís Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo Vestibulares.

O professor de português do Objetivo, Nelson Dutra, destacou que a prova exigia “conhecimentos críticos dos livros” e que “só contar a história não adiantava”. Para ele, algumas questões estavam muito “densas” e o espaço reservado para a resposta era pouco para que o candidato respondesse tudo que foi pedido.

Para Gregório Krikorian, professor de matemática do Objetivo, os quatro grandes ramos da disciplina foram trabalhados. “O nível das perguntas não é baixo, é um nível alto e difícil. Algumas questões são bem trabalhosas, implica em um aluno de alta qualificação para ter um bom desempenho. Alguns assuntos precisam ser conhecidos em profundidade”, comentou.

Primeira fase mais fácil

A primeira fase da Unicamp foi considerada de nível médio para fácil,segundo professores ouvidos pelo UOL. Em algumas disciplinas as questões estavam mais fáceis do que no ano passado, o que pode fazer com que a nota de corte aumente para as carreiras mais concorridas.