UOL Vestibular Notícias
 

13/01/2013 - 19h17 / Atualizada 13/01/2013 - 21h40

Veja correção da prova de português e matemática da 2ª fase da Unicamp 2013

Do UOL*, em São Paulo

Confira a correção do primeiro dia da segunda fase do vestibular 2013 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A correção é feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo. A prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e matemática foi aplicada neste domingo (13) e registrou uma abstenção de 12,2%

 

Estão em jogo 3.444 vagas nos 68 cursos oferecidos pela Unicamp e em dois cursos da Famerp (Faculdade Pública de Medicina de São José do Rio Preto). 

Unicamp 2013: Veja fotos da segunda fase
Veja Álbum de fotos

Os primeiros candidatos que saíram das provas na capital paulista contaram que o exame teve questões sobre o poeta Carlos Drummond de Andrade e o austríaco que saltou da estratosfera e quebrou a barreira do som no ano passado.

O candidato Humberto Bassi, 25, que tenta uma vaga em geografia, disse que a prova teve questões envolvendo espaço e volume. “Tinha também um exercício sobre aquele homem que atravessou a barreira do som. Nele você tinha que saber um pouco de velocidade”, analisa.

Para Raísa Alves, 19, os exercícios cobrados em português estavam fáceis, mas a vestibulanda, que pretende fazer matemática, achou a matéria difícil. “Eu não estava fazendo cursinho, faz tempo que não via os conteúdos”, comenta.

Prova até terça

A segunda fase é constituída de cinco provas. Os candidatos respondem a 24 questões dissertativas a cada dia de prova, sendo:

  • 1º dia (13/1) – Prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa (12 questões) e prova de Matemática (12 questões); 
  • 2º dia (14/1) – Prova de Ciências Humanas e Artes (18 questões) e prova de Língua Inglesa (6 questões); 
  • 3º dia (15/1) – Prova de Ciências da Natureza (24 questões).


Todos os convocados deverão fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido. Os candidatos aos cursos com provas de habilidades específicas (que serão realizadas entre os dias 21 e 24 de janeiro) deverão consultar as orientações para a realização dos exames, como locais e horários, na página da Comvest na internet. Os cursos que exigem provas de habilidades específicas são arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música.

A lista de aprovados na primeira chamada para matricula virtual será divulgada no dia 4 de fevereiro, às 14h. Já a primeira chamada para matrícula presencial sai no dia 14 de fevereiro, às 12h.

O que levar para a prova

Os candidatos deverão levar o original do documento indicado na inscrição, caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo.


Primeira fase mais fácil

A primeira fase da Unicamp foi considerada de nível médio para fácil,segundo professores ouvidos pelo UOL. Em algumas disciplinas as questões estavam mais fáceis do que no ano passado.
 


Novidades

No vestibular do ano passado, os candidatos deveriam redigir três textos na prova de redação. Nessa edicão houve alterações, e os candidatos deverão produzir apenas dois textos de gêneros distintos e de execução obrigatória na prova de redação.

Além disso, foram criados quatro novos cursos de graduação: engenharia de telecomunicações (50 vagas em período integral), sistemas de informação (45 vagas, integral), engenharia ambiental (60 vagas, período noturno) - oferecidos na FT (Faculdade de Tecnologia) de Limeira; e engenharia física (15 vagas, período integral), no campus de Campinas, em Barão Geraldo.

O número de convocados para a segunda fase, de cada curso, passou de oito para, no máximo, seis vezes o número de vagas oferecidas, considerando os candidatos que optaram primeira opção de curso.

Outras informações podem ser obtidas no site da Comvest.

(*Com reportagem de Fabiana Marchezi e Lucas Rodrigues, em Campinas e São Paulo)

Veja mais

Revisão de disciplinas

Temas importantes

Hospedagem: UOL Host