Topo

Fuvest divulga melhores redações do vestibular 2013

Do UOL, em São Paulo

08/05/2013 10h24Atualizada em 08/05/2013 11h14

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) divulgou nesta quarta-feira 27 exemplos de redações consideradas de bom nível pela banca corretora. Segundo a instituição, os textos atenderam, total ou parcialmente, os seguintes aspectos: tipo de texto e abordagem do tema, estrutura e expressão.

O tema do ano passado foi consumismo (veja a correção online). A proposta se baseou em uma peça publicitária de um cartão de crédito fictício. O anúncio trazia imagens de um shopping center e o slogan: "Tenha o melhor que o mundo pode oferecer com o cartão de crédito X". O enunciado pediu para o candidato discorrer sobre as relações de consumo.

Fora Rodas

  • Reprodução

    Redação da Fuvest traz, em letras em negrito, a frase "Fora Rodas fora PM"

No ano passado, uma das redações consideradas pela Fuvest como uma das melhores do vestibular 2012 da USP (Universidade de São Paulo) continha uma mensagem subliminar pedindo a saída do reitor da instituição, João Grandino Rodas.

No texto, havia 15 letras que o autor da redação colocou em negrito. Elas formam a inscrição "Fora Rodas fora PM".

A proposta de redação foi "Participação política: indispensável ou superada?", e trazia quatro trechos de textos, sendo um do filósofo Aristóteles, um de Mário Sérgio Cortella e de R. J. Ribeiro, um de Wislawa Szymborska e, por último, um do sociólogo Zygmunt Bauman e mais uma charge, publicada na Folha de S. Paulo, no dia 5 de outubro de 2011.