Topo

Fuvest 2013: Mais de 28 mil tentam vaga na USP neste domingo; UOL terá correção

Do UOL, em São Paulo

06/01/2013 06h00Atualizada em 06/01/2013 13h05

Mais de 31 mil candidatos e treineiros começam neste domingo (6) a segunda fase da Fuvest, que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Desses, 28.943 candidatos são concorrentes e 2.239 treineiros.

Hoje os estudantes realizam as provas dissertativas de português e redação. O UOL Vestibular terá a resolução comentada de todas as questões, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo, a partir das 19h.

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Hoje, o edital pede que os concorrentes levem uma foto 3x4 recente.

A Fuvest recomenda que os alunos planejem um caminho alternativo para o caso de alguma dificuldade de trânsito no trajeto – lembrando que é bom chegar com pelo menos uma hora de antecedência.

Nos três dias, os vestibulandos só poderão deixar o local de exame a partir das 15h.

 

O que levar e não levar

Em todos os dias de prova, será preciso apresentar o original do documento de identidade com foto. A sala e a carteira que o candidato deverá ocupar serão informados no local de exame. As respostas deverão ser feitas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Também é permitido levar lápis nº 2, borracha, régua graduada, água e alimentos.

 

Confira o cronograma abaixo:

DataProvasQuantidade
6/1 - domingoPortuguês e redação10 questões e uma redação
7/1 - segunda-feiraHistória, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês
Cada questão poderá abranger conhecimentos de mais de uma disciplina
16 questões
8/1 - terça-feiraDisciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida12 questões


Para as provas do terceiro dia que contenham questões de matemática, será liberado o uso de esquadros, transferidor e compasso.

É proibido o uso de celulares ou qualquer dispositivo móvel de comunicação, computadores, gorros, bonés e caneta marca-texto.
 

Primeira fase e nota de corte

Estavam inscritos para a primeira fase do processo seletivo 159.609 candidatos, que disputam 11.082 vagas, sendo 10.982 de cursos da USP e 100 da Medicina da Santa Casa. A taxa de abstenção foi de 10,7%. Ou seja, 17.038 candidatos não compareceram aos locais de prova da primeira fase. Barretos foi a cidade com maior abstenção: 14,8% dos candidatos não fizeram as provas que aconteceram em 25 de novembro. São Caetano do Sul foi o município com menor taxa de ausentes: apenas 8%.

O curso com nota de corte mais alta é medicina, para o qual o aluno precisava de 73 pontos para ser chamado à segunda fase --mesma nota do último vestibular.

A primeira chamada está prevista para 2 de fevereiro de 2013. Outras informações podem ser obtidas no site da Fuvest.