Topo

Pais vão à prova com candidatos da segunda fase da Fuvest 2013 em Ribeirão Preto (SP)

Vinícius Teixeira Casatti, 18, que tenta uma vaga em geologia, foi a Ribeirão Preto na companhia da mãe, Marli - José Bonato/UOL
Vinícius Teixeira Casatti, 18, que tenta uma vaga em geologia, foi a Ribeirão Preto na companhia da mãe, Marli Imagem: José Bonato/UOL

José Bonato

Do UOL, em Ribeirão Preto (SP)

06/01/2013 11h39

Os primeiros candidatos a chegar para a prova deste domingo (6) da Fuvest no Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), trouxeram os pais a tiracolo.

Vinícius Teixeira Casatti, 18, que tenta uma vaga em geologia, viajou de Taquaritinga a Ribeirão na companhia da mãe, Marli. O candidato afirma que tem dificuldade em redação, teste de hoje. “Aulas de redação nunca foi o forte da minha escola.”

Diego Jovino Luduvério, 17, chegou ao local de prova acompanhado do irmão, Douglas, do pai, Joaquim, e da namorada do pai, Vanda Brito Souza. Ele tenta uma vaga em fisioterapia.

Amanda Cristina Morais de Castro, 22, presta odontologia na USP e medicina em outras faculdades. Ela faz cursinho há quatro anos. A candidata viajou de Guaxupé a Ribeirão na companhia do pai, o produtor de café Maciel de Castro, da mãe, Romilda, e dos irmãos Carlos Eduardo e Maciel Junior.

O treineiro Murilo Francischetti Luz, 17, que vai cursar o terceiro colegial no Objetivo de Casa Branca, contou com a companhia do pai, o veterinário Gilson Luz, para fazer seu primeiro vestibular.

Luz vai prestar geografia, mas escolheu relações internacionais como profissão. Ele estuda inglês há dez anos e, recentemente, iniciou o aprendizado de italiano.

Em Ribeirão Preto 2.273 candidatos participam da segunda fase da Fuvest, que seleciona para a USP e Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. As provas serão realizadas em dois locais.

A mãe da Amanda, Romilda, falou que a família veio junto para oferecer tranquilidade. "Com a gente por perto ela fica menos preocupada."

Marli Casatti, mãe do Vinícius, diz que é muito importante o apoio dela nessa hora. "Mãe é para essas coisas. Sei que ele fica mais relaxado comigo por perto."

Além da prova, os candidatos enfrentam o tradicional calor da cidade, que amanheceu ensolarada.