Topo

Unicamp 2013: abstenção no último dia da 2ª fase fica em 13,8%; veja provas

Do UOL, em São Paulo

15/01/2013 18h36Atualizada em 15/01/2013 19h14

O último dia da 2ª fase do vestibular 2013 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) teve 13,8% de abstenção. Dos 15.352 convocados, 2.118 não compareceram para a prova de exatas nesta terça-feira (15). Em Campinas, a taxa de ausentes foi de 10,7% e em São Paulo, 14,7%. Os índices foram superiores aos registrados ontem, quando 13,4% dos candidatos faltaram no total. 

A Comvest (Comissão Permanente para o Vestibular da Unicamp também liberou o caderno de questões da prova realizada hoje. O UOL Vestibular terá correção online da prova, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo. 


Estão em jogo no processo seletivo 3.444 vagas nos 68 cursos oferecidos pela instituição e em dois cursos da Famerp (Faculdade Pública de Medicina de São José do Rio Preto). A prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e matemática foi aplicada neste domingo (13) e registrou uma abstenção de 12,2%. Dos 15.352 candidatos aprovados para essa etapa, 1.874 não compareceram ao exame. 

 

Todos os convocados tiveram que fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido. Os candidatos aos cursos com provas de habilidades específicas (que serão realizadas entre os dias 21 e 24 de janeiro) deverão consultar as orientações para a realização dos exames, como locais e horários, na página da Comvest na internet. Os cursos que exigem provas de habilidades específicas são arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música.

A lista de aprovados na primeira chamada para matricula virtual será divulgada no dia 4 de fevereiro, às 14h. Já a primeira chamada para matrícula presencial sai no dia 14 de fevereiro, às 12h.

Ciências humanas e inglês

Uma prova que abordou temas tradicionais com formulações inovadoras. Foi essa a opinião de professores de cursos pré-vestibular ouvidos pelo UOL a respeito do segundo dia da 2ª fase. Para o coordenador-geral do curso Anglo, Luís Ricardo Arruda, a prova – em especial as questões de história – conseguiu “diversificar a maneira de perguntar”. “A prova tratou de temas clássicos, não pediu particularidades sobre os assuntos. Os enunciados ajudaram o candidato a chegar à resposta porque traziam as informações mínimas, mas sem entregar a resposta, o que atenua a exigência de memorização”, disse.

Opinião parecida teve o professor Francisco Alves da Silva, do Objetivo. Para ele, a prova de história combinou “questões factuais e conceituais sobre diferentes períodos históricos”. “Foi uma prova tradicional, com formulações inovadoras, sem cair no modismo de misturar história com filosofia ou sociologia”, disse.

Português e matemática

Para professores ouvidos pelo UOL, a prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e matemática da segunda fase do vestibular 2013 da Unicamp exigiu dos candidatos uma leitura crítica dos livros obrigatórios e conhecimentos “profundos” de matemática. O tempo foi apontado como “inimigo” dos candidatos.

“Não dá para fazer a prova de literatura com resuminhos. Ela cobra com profundidade o conteúdo, precisa ter lido e entendido”, disse Luís Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo Vestibulares.

O professor de português do Objetivo, Nelson Dutra, destacou que a prova exigia “conhecimentos críticos dos livros” e que “só contar a história não adiantava”. Para ele, algumas questões estavam muito “densas” e o espaço reservado para a resposta era pouco para que o candidato respondesse tudo que foi pedido.

Para Gregório Krikorian, professor de matemática do Objetivo, os quatro grandes ramos da disciplina foram trabalhados. “O nível das perguntas não é baixo, é um nível alto e difícil. Algumas questões são bem trabalhosas, implica em um aluno de alta qualificação para ter um bom desempenho. Alguns assuntos precisam ser conhecidos em profundidade”, comentou.

Primeira fase mais fácil

A primeira fase da Unicamp foi considerada de nível médio para fácil,segundo professores ouvidos pelo UOL. Em algumas disciplinas as questões estavam mais fáceis do que no ano passado, o que pode fazer com que a nota de corte aumente para as carreiras mais concorridas.