Topo

Unesp divulga resultado do vestibular 2018

Unesp/Divulgação
Imagem: Unesp/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

02/02/2018 10h01

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) divulgou nesta sexta-feira (2) os aprovados na primeira chamada do vestibular 2018. Nesta edição, o exame atingiu um recorde histórico de inscritos: foram 107.753 candidatos disputando as 7.365 vagas da instituição.

Os aprovados devem manifestar interesse pela vaga até segunda-feira (5) no site da Vunesp, responsável pelo exame. É preciso preencher um formulário online e enviar, de forma eletrônica, os seguintes documentos para matrícula:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
  • Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente.

Os convocados que não confirmarem interesse pela vaga serão excluídos do processo seletivo.

A matrícula virtual dos convocados na primeira chamada será realizada das 10h de quarta (7) até as 16h de quinta (8).

A segunda chamada será divulgada a partir das 10h do dia 15 de fevereiro, com matrícula virtual desses selecionados das 10h do dia 15 até as 16h do dia 16 de fevereiro.

Estão previstas até 5 chamadas complementares. O calendário completo pode ser consultado no manual do candidato (veja aqui)

Depois que o candidato tiver sua matrícula virtual aprovada no sistema da Unesp, ele será notificado sobre a data da matrícula presencial, para entrega do restante da documentação necessária.

Além de duas fotos 3x4 recentes, os aprovados deverão levar duas cópias autenticadas em cartório ou duas cópias acompanhadas dos originais de cada um dos documentos abaixo:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
  • Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente, quando for o caso;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Cédula de Identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro - RNE (que comprove sua condição temporária ou permanente no país) ou protocolo atualizado do RNE;
  • Título de Eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos;
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Certidão de registro administrativo expedida pela FUNAI, para os candidatos que se autodeclararam indígenas;
  • Declaração devidamente assinada, conforme modelo do Anexo IV da Resolução Unesp nº 54/2017, para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos;
  • Certificado que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.

Prova “clássica” e “fácil”

Segundo professores ouvidos pelo UOL, a primeira fase do vestibular da Unesp, aplicada em 15 de novembro do ano passado, foi mais fácil do que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2017.

Já a segunda fase foi classificada como uma prova “clássica”. "Foi uma prova tradicional. Com questões claras e bem feitas, mas de fato, o nível de acertos e a nota de corte deverão ser elevados", disse a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do curso Objetivo.

De olho nas eleições de 2018, a prova de redação abordou o voto: candidatos precisaram fazer um texto dissertativo argumentando se o voto deveria ser facultativo ou não no Brasil.