Topo

"Resolvi não envelhecer burro", diz porteiro de 54 anos que presta Fuvest

Dante Oséias Benassi, 54, está encarando o primeiro vestibular de sua vida. A reportagem do UOL perguntou como ele estava se sentindo antes da prova e ele escolheu o emoticon "Rei do Camarote" - Wanezza Soares/UOL
Dante Oséias Benassi, 54, está encarando o primeiro vestibular de sua vida. A reportagem do UOL perguntou como ele estava se sentindo antes da prova e ele escolheu o emoticon "Rei do Camarote" Imagem: Wanezza Soares/UOL

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

24/11/2013 13h06

Porteiro desde 1989, Dante Oséias Benassi, de 54 anos, está encarando o primeiro vestibular de sua vida na Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) 2014, que acontece neste domingo (14).  Ele concorre a uma vaga de geografia.

Ao mesmo tempo que trabalha em um condomínio na zona oeste da capital paulista, Dante completa os estudos do terceiro ano do ensino médio por meio do supletivo que começou no ano passado. "Tive um casamento de 20 anos, meus filhos cresceram, casaram e resolvi não envelhecer burro, voltar a estudar", diz.

Os moradores do prédio conhecem sua história de vida e alguns até se empenharam em ajudá-lo no sonho de cursar geografia na principal instituição pública do país. "Tive algumas aulas com o pessoal do condomínio, tem muitos professores lá", conta. "Marcava no salão de festa ou no salão de jogos, conforme o horário deles".

A ajuda da professora de química Sandra, da aluna de geologia na USP Mariana e da professora de inglês Karina foi fundamental para que ele não duvidasse de suas possibilidades. Ele pretende um dia ainda trabalhar no IBGE ou virar um engenheiro ambiental.

"Meu interesse por geografia começou agora, voltando a ter aulas. Gostei da visão dos mapas, do estudo do pré-sal", conta o pai de um instalador de caixa eletrônica e de uma dona de lavanderia, ambos sem ensino superior -- ele seria o primeiro na família.

No passado, ele não teve grandes alegrias no ambiente escolar. Repetiu de ano por três vezes e resolveu abandonar a sexta série. Começou o supletivo pela primeira vez em 1997, terminando o ensino fundamental.

Em relação à prova de hoje, Dante acha que será difícil, mas está confiante. "Não vou desistir, se eu não passar, vou tentar de novo".