UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


22/10/2008 - 15h17
Unicamp aceitará respostas a lápis no vestibular 2009
Gabriela Agustini
Em Campinas
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no interior de São Paulo, passa a aceitar respostas a lápis no vestibular 2009. A medida flexibiliza uma tradicional norma da instituição: corrigir apenas provas respondidas à caneta.

"A obrigatoriedade da tinta fica agora restrita apenas à prova de redação", explica o coordenador de vestibulares da instituição, Leandro Tessler.

A alteração se deve à mudança no formato do exame. Ele deixa de ter um caderno separado para as respostas - a partir deste ano, o vestibulando recebe apenas uma encadernação e responde as perguntas no próprio caderno de questões. Há, portanto, menos espaço para rascunhos. "Os espaços destinados aos rascunhos diminuem, limitando a possibilidade de erros", explica Tessler.

  • Veja 10 dicas para quem vai fazer vestibular da Unicamp
  • Medicina é o curso mais concorrido na Unicamp
  • Unicamp aceitará respostas a lápis neste ano
  • Para a Unicamp, resposta certa não resolve o exercício
  • "Física moderna é tendência na prova da Unicamp", aponta professor
  • "Na prova de inglês, não deixe respostas em branco", diz especialista
  • Atenção: coerência é fundamental nos exames da área de humanas
  • Provas anteriores: confira resolução comentada da Unicamp 2008


  • Segundo o coordenador, "o aluno não poderá mais puxar uma seta e escrever no verso, quando perceber que errou. Por isso, não vamos penalizar quem se sentir mais seguro em responder a lápis", diz.

    Respostas na ordem

    Tessler ressalta, no entanto, que respostas à caneta ainda são recomendadas "por uma questão de segurança do candidato". "A prova é um documento e a caneta permanece por mais tempo com o manuseio das folhas", explica.

    Não serão aceitas respostas fora de ordem. "Cada folha vai para a banca corretora da matéria correspondente, então, as respostas têm que seguir a ordem das perguntas", diz Tessler.

    Outra mudança decorrente do novo formato do caderno de questões e respostas é que não haverá um caderno para o candidato levar ao final do exame. "Os enunciados poderão ser consultadas na Internet no final do mesmo dia", garante Tessler.

    As alterações não constam no manual do candidato, que foi elaborado antes das decisões. "Achamos que as mudanças eram boas o suficiente para ser implantadas o quanto antes. A idéia é facilitar o processo para os candidatos", diz.

    Mudanças já anunciadas

    Outras mudança no vestibular 2009 da Unicamp já foram anunciadas no manual do candidato. O tempo de permanência em sala aumenta em 30 minutos e passa de 2h para 2h30.

    A partir desta edição, os candidatos podem fazer até duas opções de curso e não mais três como era no passado. Haverá apenas uma nota de corte para as provas prioritárias de cada curso.

    A universidade anunciou ainda que o curso de odontologia não exigirá mais a prova de aptidão e Porto Alegre não abrigará mais o vestibular da Unicamp.

    Vestibular 2009

    Neste ano, a Unicamp recebeu 49.287 inscrições. O processo seletivo oferece 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). O curso com maior concorrência é o de medicina: são 78,8 candidatos por vaga.

    A primeira fase será no dia 16 de novembro e terá uma redação e 12 questões gerais dissertativas de matemática, física, química, biologia, história e geografia. O resultado da 1ª fase será divulgado em 17 de dezembro.

    A segunda fase será realizada de 11 a 14 de janeiro de 2009, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, ciências biológicas, química, história, física, geografia, matemática e inglês.

    As provas de aptidão para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música serão aplicadas em Campinas, entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2009. A primeira chamada do vestibular será divulgada dia 5 de fevereiro de 2009.

    Leia mais

    Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O fumo deve ser proibido em todos os lugares?
    Atualidades: Curiosidades eleitorais - Casos pitorescos e velhos problemas
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
    Treine com simulados e provas anteriores
    16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS