Topo

Fuvest 2013: veja a correção online do último dia de provas da 2ª fase

Do UOL, em São Paulo

08/01/2013 18h55

Com o fim das provas da 2ª fase da Fuvest, os professores do Curso e Colégio Objetivo elaboram, em tempo real, as respostas comentadas das questões dissertativas de disciplinas específicas exigidas por cada curso no processo seletivo 2013, que seleciona os alunos da USP (Universidade de São Paulo) e da  Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa. A segunda etapa do processo seletivo começou neste domingo (06), continuou ontem (7) e terminou nesta terça-feira (8).


Segundo dia

Ontem (7), os candidatos realizaram as provas de conhecimentos gerais, com questões de diversas disciplinas. Para os professores de cursinho ouvidos pelo UOL Vestibular, a prova do segundo dia não foi "nenhum bicho-papão", com um nível de dificuldade médio, principalmente para os estudantes que aplicaram na preparação.

Foi praticamente unânime a opinião de que a prova foi "realmente interdisciplinar", exigindo que o candidato relacionasse conceitos de matérias diferentes para solucionar a mesma questão. 

Primeiro dia da 2ª fase

tema da redação nesta edição foi o consumismo. A proposta se baseou em uma peça publicitária de um cartão de crédito fictício. O anúncio trazia imagens de um shopping center e o slogan: "Tenha o melhor que o mundo pode oferecer com o cartão de crédito X". O enunciado pediu para o candidato discorrer sobre as relações de consumo.

Os candidatos ouvidos pelo UOL consideraram o primeiro exame da Fuvest exigente, porém tranquilo. Para o estudante Matheus Ferreira, 17, a prova foi "mais fácil do que pensava".

A mesma opinião teve o estudante Henrique Marun, 21, que presta vestibular para economia. "Quem leu os livros indicados e estudou, conseguiu tirar de letra", afirmou.

A primeira chamada será divulgada no dia 02 de fevereiro de 2013.

Primeira fase

Estavam inscritos 159.609 candidatos, que disputam 11.082 vagas, sendo 10.982 de cursos da USP e 100 da Medicina da Santa Casa. A taxa de abstenção foi de 10,7%, informou a fundação.

Ou seja, 17.038 candidatos não compareceram aos locais de prova da primeira fase. Barretos foi a cidade com maior abstenção: 14,8% dos candidatos não fizeram as provas neste domingo. São Caetano do Sul foi o município com menor taxa de ausentes: apenas 8%.

O curso com nota de corte mais alta é medicina, para o qual o aluno precisava de 73 pontos para ser chamado à segunda fase --mesma nota do último vestibular.