Topo

Primeiro dia de provas da 2ª fase da Fuvest tem abstenção de 8,5% dos convocados

Mais de 31 mil candidatos foram convocados para a 2ª fase da Fuvest, que começou hoje - Leonardo Soares/UOL
Mais de 31 mil candidatos foram convocados para a 2ª fase da Fuvest, que começou hoje Imagem: Leonardo Soares/UOL

Do UOL, em São Paulo

06/01/2013 17h55Atualizada em 06/01/2013 18h06

A primeira prova da segunda fase da Fuvest 2013 teve abstenção de 8,5% dos alunos convocados neste domingo, segundo a fundação. O vestibular seleciona os alunos da USP (Universidade de São Paulo) e da  Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa.

Não compareceram à prova de português 2.651 dos 31.182 candidatos convocados para a segunda etapa do processo seletivo. O número é pouco maior do que o do ano passado, quando deixaram de comparecer no primeiro dia de prova 2.568 candidatos (8,15%). O local de prova com maior número de alunos ausentes foi o Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto: 14,59% de abstenção.

Segundo as regras do processo seletivo, o candidato que não fizer qualquer uma das três provas da fase dissertativa ou zerar uma delas está automaticamente desclassificado.

UOL Vestibular terá a resolução comentada de todas as questões, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo, a partir das 19h.

Mais sobre Fuvest e USP

  • Rodrigo Paiva/UOL

    Fotos da 2ª fase da Fuvest

  • Arte/UOL

    Famosos estudaram na USP

  • Aline Arruda/Arte/UOL

    Mitos e verdades sobre a prova

Primeira prova

Neste domindo (6), os estudantes enfrentaram a prova de português, com dez questões dissertativas e redação.

O tema da redação nesta edição foi o consumismo. A proposta se baseou em uma peça publicitária de um cartão de crédito fictício. O anúncio trazia imagens de um shopping center e o slogan: "Tenha o melhor que o mundo pode oferecer com o cartão de crédito X". O enunciado pediu para o candidato discorrer sobre as relações de consumo.

Os candidatos ouvidos pelo UOL consideraram o primeiro exame da Fuvest exigente, porém tranquilo. Para o estudante Matheus Ferreira, 17, a prova foi "mais fácil do que pensava".

A mesma opinião teve o estudante Henrique Marun, 21, que presta vestibular para economia. "Quem leu os livros indicados e estudou, conseguiu tirar de letra", afirmou.

Outras provas

Os candidatos convocados para a segunda fase do processo seletivo farão na segunda-feira (7), a prova de conhecimentos gerais, com questões de química, física, biologia, história, geografia, inglês e matemática. Já a terça-feira (8) é reservada para as disciplinas específicas exigidas por cada curso.

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Os vestibulandos só poderão deixar o local de exame a partir das 15h.

A primeira chamada será divulgada no dia 02 de fevereiro de 2013.

Primeira fase

Estavam inscritos 159.609 candidatos, que disputam 11.082 vagas, sendo 10.982 de cursos da USP e 100 da Medicina da Santa Casa. A taxa de abstenção foi de 10,7%, informou a fundação.

Ou seja, 17.038 candidatos não compareceram aos locais de prova da primeira fase. Barretos foi a cidade com maior abstenção: 14,8% dos candidatos não fizeram as provas neste domingo. São Caetano do Sul foi o município com menor taxa de ausentes: apenas 8%.

O curso com nota de corte mais alta é medicina, para o qual o aluno precisava de 73 pontos para ser chamado à segunda fase --mesma nota do último vestibular.