Topo

Fuvest 2013: Tema da redação foi consumismo

Para o candidato Henrique Marun, "quem leu os livros e estudou, conseguiu tirar de letra" - Leonardo Soares/UOL
Para o candidato Henrique Marun, "quem leu os livros e estudou, conseguiu tirar de letra" Imagem: Leonardo Soares/UOL

William Maia

Do UOL, em São Paulo

06/01/2013 15h54

O tema da redação da Fuvest 2013 foi consumismo, contaram os primeiros candidatos a deixarem o local de provas, na Vila Leopoldina, no primeiro dia da segunda fase do vestibular para a USP (Universidade de São Paulo) e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.

A proposta se baseou em uma peça publicitária de um cartão de crédito fictício. O anúncio trazia imagens de um shopping center e o slogan: "Tenha o melhor que o mundo pode oferecer com o cartão de crédito X". O enunciado pediu para o candidato discorrer sobre as relações de consumo.

Os primeiros a saírem da prova de língua portuguesa da Fuvest consideraram o exame exigente, porém tranquilo. Para o estudante Matheus Ferreira, 17, a prova foi "mais fácil do que pensava".

"O tema de redação foi mais simples do que o do Enem, por exemplo, porque não demandava muitos conhecimentos prévios do assunto", disse o candidato ao curso de letras. Ferreira também disse não ter tido dificuldades com as questões dissertativas de língua portuquesa e literatura.

A mesma opinião teve o estudante Henrique Marun, 21, que presta vestibular para economia. "Quem leu os livros indicados e estudou, conseguiu tirar de letra", afirmou.

Foram cobradas questões sobre Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade.

UOL Vestibular terá a resolução comentada de todas as questões, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo, a partir das 19h.