Trote criativo da UFRJ tem calouro pintado de Romero Britto
O trote da Escola de Belas Artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) tem super-heróis e artistas famosos --só que não. Na brincadeira, os calouros são pintados pelos veteranos e “incorporam” o Capitão América ou um quadro de Romero Britto, por exemplo.
A criativa recepção aos calouros já virou tradição na escola. Neste ano, ela é realizada desde segunda (10) e termina amanhã com muita festa. “É uma tradição bem antiga, acho que tem uns dez anos, e calouros e veteranos chegam com ideias, que podem ser personagens de filmes ou referências artísticas”, diz Ana Santos, aluna do 6º período de artes plásticas.
Durante a semana do trote são realizadas ainda gincanas com os calouros. “Tem caça ao tesouro, gincana e alguns desafios. A faculdade fica parecendo uma colônia de férias”, diz Ana.
O trote também é conhecido por deixar de lado algumas humilhações características da recepção aos calouros em outras instituições. Na Belas Artes, os calouros escolhem as atividades de que querem participar. “Os veteranos respeitam muitos os calouros. Ninguém se sente humilhado ou pressionado a fazer qualquer coisa”, afirma.
A recepção aos calouros é realizada uma vez por semestre, nas duas seleções anuais da UFRJ. O evento é organizado pelos veteranos e não tem ligação com o centro acadêmico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.