Topo

Trote criativo da UFRJ tem calouro pintado de Romero Britto

Do UOL, em São Paulo

13/02/2014 17h58

O trote da Escola de Belas Artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) tem super-heróis e artistas famosos --só que não. Na brincadeira, os calouros são pintados pelos veteranos e “incorporam” o Capitão América ou um quadro de Romero Britto, por exemplo.

MAIS SOBRE TROTE

  • Estudantes da USP doam cabelo para crianças com câncer durante trote

  • Camiseta limpa e toalha são itens 'obrigatórios' no trote da Poli-USP

A criativa recepção aos calouros já virou tradição na escola. Neste ano, ela é realizada desde segunda (10) e termina amanhã com muita festa. “É uma tradição bem antiga, acho que tem uns dez anos, e calouros e veteranos chegam com ideias, que podem ser personagens de filmes ou referências artísticas”, diz Ana Santos, aluna do 6º período de artes plásticas.

Durante a semana do trote são realizadas ainda gincanas com os calouros. “Tem caça ao tesouro, gincana e alguns desafios. A faculdade fica parecendo uma colônia de férias”, diz Ana.

O trote também é conhecido por deixar de lado algumas humilhações características da recepção aos calouros em outras instituições. Na Belas Artes, os calouros escolhem as atividades de que querem participar. “Os veteranos respeitam muitos os calouros. Ninguém se sente humilhado ou pressionado a fazer qualquer coisa”, afirma.

A recepção aos calouros é realizada uma vez por semestre, nas duas seleções anuais da UFRJ. O evento é organizado pelos veteranos e não tem ligação com o centro acadêmico.