Topo

Prática de esporte e exercício de ioga ajudam a relaxar antes do vestibular

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

17/10/2013 06h01

Para combater o estresse da contagem regressiva para o vestibular, os estudantes podem apostar na prática de esportes, como natação e corrida, e em movimentos de ioga. 

GUIA DE ESTUDOS

  • AFP

    Dez temas essenciais de química

  • Rodrigo Capote/Folhapress

    Dez temas essenciais de matemática

  • Luciano Candisani/CI/Divulgação

    Dez temas essenciais de geografia

  • Bruno Miranda/Folhapress

    Dez temas essenciais de física

  • Thinkstock

    Dez temas essenciais de biologia

  • REUTERS/Enrique Castro-Mendivil

    Dez temas essenciais de história

  • Thinkstock

    Dez temas essenciais de filosofia e sociologia

  • Thinkstock

    Dez temas essenciais de inglês

  • Rede Globo/Divulgação

    Dez temas essenciais de português

  • Reprodução

    Dez temas essenciais de espanhol

  • Reprodução

    Dez passos para uma boa redação

A prática de esportes auxilia na redução dos níveis de estresse, comuns no período dos vestibulares, já que ao praticá-lo o corpo libera uma substância chamada beta-endorfina, que traz a sensação de bem-estar.

Thiago Tripoloni, instrutor da academia Bodytech Campinas, recomenda exercícios que deem prazer.  "Assim, além dos benefícios físicos do esporte, será possível ainda desfrutar de um momento de descanso mental para quem está sob a pressão dos exames", analisa Thiago.

De acordo com o instrutor, um bom treino de musculação para jovens, por exemplo, deve durar cerca de 30 minutos, três vezes por semana. "Corrida, bicicleta e natação melhoram o condicionamento físico. Já a ioga traz flexibilidade”, afirma.

Lutas como aikido, caratê e judô também podem ajudar a liberar a tensão. 
 

Ioga

A prática que nasceu na Índia há cerca de 5.000 anos é eficaz para conquistar equilíbrio em momentos de grande tensão, afirma a instrutora de ioga Alessandra Silveira.

"Aqui no Ocidente, quando se fala em ioga, já imaginamos pessoa numa postura complicada e logo pensamos que isso não é para gente. Essa é uma visão equivocada", diz.

A respiração é uma das lições mais importantes da ioga. "O ritmo de sua respiração está diretamente relacionado com a quantidade de informações que passa pela sua cabeça", afirma. Para relaxar, Alessandra indica cinco respirações profundas. 

Sem exagero

A favor de exercícios para relaxar, Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, alerta contra excessos. "A ideia é que o estudante faça tudo para ajudar a diminuir o estresse, mas que não tire o foco das provas e nem possa causar algum tipo de lesão, machucado ou cansaço extremo nessa reta final", analisa. 

Nesse período, os estudantes devem saber administrar o tempo para revisar, praticar atividades físicas, relaxar e ter um bom sono.

"É importante que o vestibulando descanse um pouco mais nesse momento. Contudo, é necessário analisar o perfil desse aluno. Se ele estuda muito, ficará mais ansioso caso diminua o ritmo de estudo drasticamente".