Topo

Guia de estudos: confira 10 temas essenciais de física

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

15/08/2013 06h00

Saber conceitos que envolvem circuitos elétricos, dinâmicahidrostática são essenciais para que os estudantes façam uma boa prova de física nos grandes vestibulares. A pedido do UOL, os professores do cursinho Anglo, CPV, e Oficina do Estudante elaboraram listas com os dez principais assuntos da disciplina. 

Esse é o quarto roteiro de uma série que trará o guia de estudos de uma disciplina por dia.

GUIA DE ESTUDOS

  • AFP

    Dez temas essenciais de química

  • Rodrigo Capote/Folhapress

    Dez temas essenciais de matemática

  • Luciano Candisani/CI/Divulgação

    Dez temas essenciais de geografia

  • Bruno Miranda/Folhapress

    Dez temas essenciais de física

  • Thinkstock

    Dez temas essenciais de biologia

  • REUTERS/Enrique Castro-Mendivil

    Dez temas essenciais de história

  • Thinkstock

    Dez temas essenciais de filosofia e sociologia

  • Thinkstock

    Dez temas essenciais de inglês

  • Rede Globo/Divulgação

    Dez temas essenciais de português

  • Reprodução

    Dez temas essenciais de espanhol

  • Reprodução

    Dez passos para uma boa redação

A seguir, um compilado com os temas mais mencionados:

Para o professor Kamieda, do CPV, é comum nesse conteúdo a cobrança de questões envolvendo velocidade média, movimentos descritos por gráficos do espaço ou da velocidade em função do tempo.

“Esse tema tem muito a ver com o dia a dia. Podem cair movimentos de carros, objetivos, situações em parque de diversões, como na montanha russa”, diz Lúcio Cardoso, professor do colégio Magnum. “O estudante deve conhecer bem a teoria e identificá-la a partir dessas situações.” 

"São comuns questões que exigem a determinação da resultante de forças ou a decomposição delas, além da cobrança da cinemática nos problemas", afirma Kamieda.

O professor Cardoso adverte que o estudante deve ter bastante clareza ao ler o enunciado, uma vez que a 1ª lei de Newton vai relacionar movimento uniforme e a 2ª, o uniformemente variado. 

"Sistemas mecânicos que exigem a utilização dos conceitos de energia, bem como sua conservação ou dissipação são também frequentes. Nesses problemas, o candidato deve ter conhecimento das transformações entre os diversos tipos de energia", analisa o professor do CPV.

Em termometria, é cobrada a conversão entre unidades de temperatura e efeitos e os cálculos decorrentes da dilatação e contração térmicas. Em calorimetria, é frequente questões envolvendo conceito de calor e efeitos e cálculos decorrentes de sua troca.

Em termodinâmica,  observam-se problemas envolvendo as mudanças de estado termodinâmico do gás ideal e diagramas da pressão em função do volume, trabalho realizado ou sofrido pelo gás.

São frequentes os exercícios que exigem o conceito de densidade ou massa específica, a pressão exercida por forças ou no interior de fluidos, além do conceito de empuxo em que a dinâmica também pode ser abordada.


Questões teóricas sobre a formação de sombras e penumbras, bem como sobre a reflexão e refração da luz são frequentes. São comuns problemas envolvendo a formação de imagens em espelhos, lentes e dioptros. Em alguns é pedida a determinação gráfica, em outros as equações e classificações devem ser conhecidas.

ESTUDE PARA O ENEM

  • Johnny Eggitt/AFP

    No Enem, atualidades são pretexto para cobrar análise de conteúdos

    Getty Images

    Prova de exatas do Enem cobra temas básicos; veja o que estudar

    Divulgação

    Confira 21 sugestões de filmes para estudar filosofia e sociologia

    Editoria de Artes/Agência O Globo

    Boa redação pede domínio da dissertação e de atualidades

Há questões teóricas sobre a ondulatória, principalmente no que se refere às classificações e elementos da onda. Entre os problemas que envolvem cálculos, são mais comuns os que exigem o conhecimento da equação fundamental, bem como a capacidade de determinar o comprimento da onda ou seu período.

“No Enem do ano passado caiu uma questão sobre isso. O aluno tem que compreender situações práticas como a mudança de frequência da onda, até a própria formação no mar, por que ela é paralela ao litoral?”, exemplifica Cardoso. 

  • Acústica: ênfase nas características que diferenciam os sons (intensidade, altura e timbre)

Segundo Kamieda, questões teóricas que abordam as qualidades fisiológicas do som, assim como alguns fenômenos como a reflexão e o efeito Doppler também são frequentes. São comuns, ainda, problemas envolvendo a cinemática (eco) e a equação fundamental da ondulatória.

O conceito de potência elétrica, energia consumida e seu custo é assunto sempre presente nos vestibulares. A análise de circuitos elétricos bem como os medidores elétricos são temas importantes.

O magnetismo é frequentemente cobrado em problemas envolvendo a atração e a repulsão de ímãs.

"O eletromagnetismo é abordado em questões que exigem o conhecimento do campo magnético gerado por corrente elétrica [regra da mão direita], do movimento de cargas elétricas no interior de campos magnéticos [regra da mão esquerda] e do fenômeno da indução magnética, principalmente a respeito da lei de Lenz", lembra o professor do CPV.