UOL Vestibular Notícias
 

03/01/2010 - 19h34

Redação foi parte mais difícil da prova de português da Fuvest 2010, avaliam professores

Simone Harnik
Em São Paulo
Atualizada em 4/1/10, às 12h01

A redação pode ter provocado certa dor de cabeça nos vestibulandos que fizeram a prova de português da segunda fase da Fuvest 2010. Pelo menos é essa a avaliação de professores de cursinhos ouvidos pelo UOL Vestibular. O nível de dificuldade apontado pelos docentes foi de médio para difícil.


"O tema da redação, sobre o mundo em imagens, exige maturidade linguística e emocional do candidato. É preciso mostrar consistência", avalia o professor de português do curso Objetivo Nelson Dutra. Segundo ele, é uma proposta que oferece risco de o candidato se perder e fugir do assunto cobrado.

Eduardo Calbucci, professor de português do Anglo, também considerou o assunto difícil, mas pondera que a banca prestou seu auxílio aos vestibulandos. "A proposta não foi simples, mas os examinadores fizeram três parágrafos de orientação, ajudando a ler a coletânea", diz.

Na opinião de Cristiane Bastos, do Cursinho da Poli, o assunto da redação era complicado. "Foi um tema que exigia do aluno uma carga de leitura, porque é bastante filosófico. A relação entre a imagem e o real podia trazer complicações para os alunos sem o hábito de pensar a respeito disso".

Questões de português

Já as questões, de acordo com Dutra, tiveram nível adequado, sem surpresas. "Foi uma prova tradicional, com perguntas recorrentes, como a mudança do discurso direto para o indireto."

"As perguntas foram muito bem distribuídas. A única novidade foi que a última questão tinha um item 'c'. Cada pergunta costuma ter sempre dois itens. Mas isso não chegou a interferir no tempo de prova", avalia Calbucci.

De acordo com Célia Passoni, coordenadora de português do Etapa, a abordagem de literatura privilegiou boa parte das obras. "Cobraram quase todos os livros de leitura obrigatória. Era preciso ter conhecimento dos livros cobrados", afirma.

Calendário

A segunda fase da Fuvest vai até dia 5 de janeiro. Confira a sequência das provas:
3/1/2010 - prova dissertativa de português (dez questões) e redação;
4/1/2010 - 2ª fase da Fuvest, com prova dissertativa (20 questões) das disciplinas história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Cada questão poderá abranger conhecimentos de mais de uma disciplina;
5/1/2010 - 12 questões de duas ou três disciplinas específicas (seis ou quatro perguntas de cada matéria), de acordo com a carreira escolhida;
6 a 8/1/2010 - período de provas de habilidades específicas para candidatos a artes cênicas-licenciatura, curso superior do audiovisual, arquitetura (FAU), design (FAU), arquitetura (São Carlos). Cada curso tem uma data específica e
4/2/2010 - divulgação da lista de aprovados da primeira chamada.

Fuvest 2010

Dos 128.144 inscritos no processo seletivo, 35.588 candidatos foram convocados para a segunda fase. Estão em disputa 10.812 vagas, sendo 10.622 na USP, 100 no curso de medicina da Santa Casa e 90 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Participam dessa edição, ainda, 2.380 treineiros. Esses vestibulandos estão alocados em 44 endereços, sendo 19 na região metropolitana de São Paulo e 25 no interior do Estado.

Compartilhe:

    Revisão de disciplinas

    Temas importantes

    Hospedagem: UOL Host